Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

TST: aviso-prévio indenizado não integra salário de contribuição para o INSS

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou a incidência da contribuição previdenciária sobre o aviso-prévio indenizado devido pela White Martins Gases Industriais Ltda. a um mecânico aposentado. Segundo a Turma, a parcela não faz parte do salário de contribuição, pois não se destina a retribuir qualquer trabalho.

Recolhimento do INSS

A ação foi ajuizada pelo mecânico em 2017, dispensado após mais de 32 anos de serviços prestados à empresa em Iguatama (MG). Ao deferir parte das parcelas pedidas pelo empregado, o juízo da 1ª Vara do Trabalho de Formiga (MG) determinou expressamente o recolhimento previdenciário sobre as que incidiam sobre o aviso prévio indenizado. O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) manteve a sentença.


Alteração legislativa

O relator do recurso de revista da White Martins, ministro Alberto Bresciani, assinalou que a Lei 9.528/1997 alterou a Lei da Previdência Social (Lei 8.212/1991) excluiu o aviso-prévio indenizado do rol das parcelas que não integram o salário de contribuição (artigo 28, parágrafo 9º), mas também alterou esse conceito. O inciso I do artigo 28 define como salário de contribuição a totalidade dos rendimentos pagos durante o mês “destinados a retribuir o trabalho”. O aviso-prévio indenizado, portanto, não se enquadra na definição, por não retribuir trabalho prestado.

O ministro lembrou ainda que uma instrução normativa da Secretaria da Receita Previdenciária (IN MPS/SRP 3/2005) dispõe expressamente que as importâncias recebidas a título de aviso-prévio indenizado não integram a base de cálculo para incidência de contribuição previdenciária (artigo 72, inciso VI, alínea f).

A decisão foi unânime.

(LT/CF)

Processo: ARR-10889-34.2017.5.03.0058

(Fonte: TST)


📰 Veja também:

Domine todas as peculiaridades dos processos do trabalho e se torne um especialista na prática trabalhista

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores549
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações501
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-aviso-previo-indenizado-nao-integra-salario-de-contribuicao-para-o-inss/771770677

Informações relacionadas

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 7 anos

Receita Federal entende pela não tributação do INSS sobre o aviso prévio indenizado.

Deve ser recolhido INSS sobre aviso prévio indenizado

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 6. Da Contribuição Patronal Devida Pelos Notários e Registradores

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 15 anos

Justiça cancela INSS sobre valor de aviso prévio

Noel Antônio Baratieri, Advogado
Artigoshá 5 anos

Incidência de Imposto de Renda Pessoa Física em rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) – soma das parcelas para apuração da base de cálculo

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu nem sabia andar, e já pensava assim! continuar lendo