Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

“Vedetismo judicial”: 'Bretas é uma vedete, não um juiz', diz presidente da OAB

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, classificou como “vedetismo judicial” as declarações do juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, publicadas em entrevista à revista ÉPOCA.

“É um deslumbramento, uma exposição pública, de ginástica, corrida, jogos de futebol, mensagens religiosas. É o ativismo elevado à décima potência pelo doutor Marcelo Bretas”, disse Santa Cruz, que questionou o propósito do magistrado. “O que ele faz é política partidária”.

O presidente da OAB também criticou a postura de Bretas que reconheceu falha na Operação Lava Jato por não ter apresentado denúncias relacionadas ao Judiciário e ao Ministério Público. “O que me preocupa é essa transmutação, essa mudança do papel do juiz no ativismo e no vedetismo, numa espécie de pessoa pública que pode falar de tudo e de todos, sem prova, fora dos autos, atacando ministros do Supremo, a reputação de instâncias superiores do Judiciário. O doutor Marcelo Bretas é uma vedete, não um juiz”.

De acordo com o presidente da OAB, a promoção dos juízes nas redes sociais se tornou um jogo de vaidade e de popularidade. “A Lava Jato do Rio tem inovado porque ela é quase um partido político”, afirmou.

Em entrevista à ÉPOCA, Bretas relacionou sua exposição em redes sociais como um momento especial, de superação de um quadro depressivo: “Não tem nada a ver com deslumbramento”.

“Juiz não é liderança política, não é comentarista. Juiz fala nos autos, tem que ser imparcial. É gravíssimo que a gente crie um modelo em que os juízes sejam justiceiros”, afirmou Santa Cruz.

O presidente da OAB lembrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já discute uma limitação ao uso das redes pelos magistrados.

Santa Cruz também fez duras críticas ao comentário de Bretas sobre a possibilidade de futura nomeação ao STF e por ele não rechaçar de forma contundente a hipótese de ingressar na política. “Quando ele reconhece que pode ser um quadro político, faria por bem à própria Lava Jato que se afastasse dela”, disse.

O magistrado relatou à ÉPOCA que não é seu projeto de vida, mas que sabe que “ser ministro do Supremo é uma promoção ao topo da carreira. É o auge, o topo, uma honra”. Sobre entrar na política, Bretas titubeou: “Olha… garantir que nunca vou entrar na política… Estou com 49 anos… É… Não consigo imaginar, não”.

(Por: Rodrigo Castro / Fonte: epoca.globo.com)


👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Saiba como mais de 19 mil advogados estão melhorando o seu desempenho na hora de fazer suas petições...

Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

O melhor Custo de Processo Civil 100% Online com a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações743
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vedetismo-judicial-bretas-e-uma-vedete-nao-um-juiz-diz-presidente-da-oab/734517214

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A OAB vem fazendo ativismo político há anos, ao invés de se preocupar com esse tipo de coisa, sugiro, respeitosamente, que o Sr. presidente apresente algum projeto de lei e/ou fiscalização para os advogados "associados" que encontram-se neste regime para burlar a legislação trabalhista e fazer com que os escritórios escravizem diversos advogados. continuar lendo

Marcelo Bretas tem o apoio da Sociedade Responsável.

Não precisa de mais nenhum outro. continuar lendo

É difícil eu concordar com um ser vivo que considero um pústula e um parasita. Mas acontece, às vezes. O dr. Bretas se porta como uma vedete, de fato. Como um ativista.

O sr. Santa Cruz é como um relógio quebrado - acerta duas vezes, erra todas as demais. Um relógio muito caro, por sinal. Era muito melhor não tê-lo - e espero o dia em que a advocacia se liberte desse ônus. continuar lendo