Artigo 79 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.
Parágrafo único. O Vice-Presidente da República, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.
Agueda Silva, Bacharel em Direito
há 24 dias

Poder Legislativo, Executivo e Judiciário; Ministério Público e Processo Legislativo.

RESUMO: Leva-se em consideração a importância dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário destacados na Constituição Federal, bem como é de suma relevância o conhecimento e a compreensão das…
1
0

Poder Executivo: Conceito, estrutura e suas funções

Não há dúvidas que o poder executivo está presente na boca de todos os cidadãos. Isso porque esse poder exerce um cargo de alta responsabilidade administrativa. Desse modo, na União, Estados, DF e…
18
1
Maisa Almeida, Estudante de Direito
há 2 anos

Municípios

Pela Constituição de 1988, a República Federativa do Brasil é constituída por uma união indissolúvel do Estados e Municípios e Distrito Federal (CF, art.1º), todos revestido de autonomia (CF,…
1
0

Organização dos Poderes da República do Brasil

PODER LEGISLATIVO - Arts. 44 – 75 da CF/88 1 - ORGANIZAÇÃO / ESTRUTURA O Poder Legislativo pode estruturar-se sob duas formas: 1- unicameral 2- e bicameral. ATRIBUIÇÕES do Poder Legislativo são: 1.
3
0
Renato Almeida, Bacharel em Direito
há 3 anos

Dos Direitos Políticos e do Exercício do Voto.

DIREITOS POLÍTICOS Conceito: Os direitos políticos são a exteriorização da soberania popular, é o conjunto de regras e princípios que regem o exercício da soberania popular. Algumas dessas regras…
4
1
Carla Araujo, Estudante de Direito
há 3 anos

O Presidente da República e a prática de crimes comuns

Na qualidade de principal representante da vontade do povo e figura inspiradora de confiança, o Presidente da República é também o que recebe uma maior carga de expectativas sobre os seus atos.
1
0

Pretende estudar para Concurso Público? Então entenda todo o seu disciplinamento constitucional antes mesmo de iniciar os estudos.

O instituto do concurso público e o seu disciplinamento previsto na Constituição Federal de 1988 pode ser definido da seguinte forma, conforme ensina o Ministro Luiz Fux: A partir de 1988, com a…
2
0
Thales Moreira, Advogado
há 4 anos

Poder Executivo -Presidente e o Vice

PODER EXECUTIVO O sistema de governo adotado pela Constituição mantido pelo plebiscito previsto no artigo 2° do ADCT, é o presidencialista, sendo influenciado historicamente pela experiência…
4
3
Douglas Eduardo, Estudante de Direito
há 5 anos

Recuperação De Crédito Tributário Sobre Verbas De Caráter Indenizatório De Forma Administrativa – Auto Compensação Na GFIP – Contribuição Previdenciária Patronal

Resumo Trata-se de trabalho de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial cujo objetivo é a conceituação, identificação e descrição de verbas de caráter indenizatórios a qual é realizado a contribuição…
2
1
Victor Emídio, Advogado
há 5 anos

Afinal, o que faz o Vice-Presidente da República?

Para mais conteúdos jurídicos, siga-me no Instagram: @victoremidio.adv (clique aqui para conhecer o perfil) A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como um Estado presidencialista. Conforme…
12
1