Inciso IX do Artigo 24 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

2.3.1. Breve Histórico - 2.3. Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - Direito Tributário - Ed. 2022

Sumário: 2.1 Imposto sobre a transmissão causa mortis e doação 2.1.1 Breve histórico 2.1.2 Características gerais 2.1.3 Perfil constitucional 2.1.3.1 ITCMD versus ITBI 2.1.3.2 Fixação da alíquota…
0
0

Art. 205 - Seção I. Da Educação - Constituição Federal Comentada

Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da…
0
0

Art. 29 - Capítulo IV. Dos Municípios - Constituição Federal Comentada

Capítulo IV Dos Municípios Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal,…
0
0

Art. 20 - Capítulo II. Da União - Constituição Federal Comentada

Capítulo II Da União Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das…
0
0

1.2 - Origem e evolução dos recursos extraordinário e especial - 1 - Função dos Recursos Extraordinário e Especial. Atuação dos Tribunais Superiores no Direito

1.2 Origem e evolução dos recursos extraordinário e especial 1.2.1 A g ê n e s e d o a n t i g o r e c u r s o e x t r a o r d i n á r i o , n o d i r e i t o b r a s i l e i r o . O m o d e l o n o…
0
0

4. Federalismo Brasileiro: Reflexões em Torno da Dinâmica Entre Autonomia e Centralização - Capítulo I – Organização Política

Marco Aurélio Marrafon 1.Introdução* Tema sempre presente na agenda política pátria, o federalismo surge na Constituição de 1988 como um princípio estruturante da ordem jurídico-institucional do…
0
0

Art. 13 - Capítulo II. Da Aplicação das Normas Processuais - Código de Processo Civil Comentado

Capítulo II DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS Art. 13. A jurisdição civil será regida pelas normas processuais brasileiras, ressalvadas as disposições específicas previstas em tratados, convenções…
0
0

Capítulo I – Parte geral - Direito processual civil moderno

CAPÍTULO I PARTE GERAL 1. Fundamentos do Direito Processual Civil Moderno 1.1 Processo e criação da solução jurídica no Estado Constitucional 1.1.1 Premissas gerais 1.1.1.1 Processo Processo é tema…
0
0

A Contratação de Serviços e Infraestrutura de Computação em Nuvem Pela Administração Pública Brasileira: Entraves Jurídicos à Modernização Estatal - Direito Público Digital

Autores: MATEUS PIVA ADAMI Professor do programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (FGVlaw). Doutorando em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-aluno da Escola de…
0
0

Capítulo III - Recurso Extraordinário e Recurso Especial

Sumário: 1. A chamada “crise do Supremo”: origens e tentativas de superação – 2. Análise de algumas dessas tentativas: 2.1 Arguição de relevância; 2.2 Óbices regimentais; 2.3 Aumento do número de…
0
0