Artigo 130 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 130. Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias.
Marcel Osugui, Estudante de Direito
há 29 dias

Obsolescência Programada: Impactos a sociedade e ao meio ambiente

Resumo O presente trabalho busca analisar a obsolescência programada, que se trata de uma ferramenta utilizada pelos fornecedores para manutenção do mercado, desta forma impulsionando o consumismo…
1
0

Responsabilidade civil durante as negociações preliminares

 Sabe-se que o contrato é um negócio jurídico originado de duas manifestações de vontade: a proposta e a aceitação. A primeira, também chamada de oferta, policitação ou oblação, dá início à formação…
1
0

A flexibilização da regra do artigo 784, inciso III do CPC em casos excepcionais

SUMÁRIO 1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão 4 . Bibliografia 1. Introdução O artigo 784 do Código de Processo Civil, assim dispõe: Art. 784. São títulos executivos extrajudiciais: I - a…
1
0

Sistema de Provas no Código De Processo Civil: Relativização Do Princípio da Imparcialidade do Juiz

RESUMO: O artigo busca analisar o sistema de provas, em especial a inovação na dinâmica de distribuição do ônus da prova, com a inclusão da possibilidade de distribuição do ônus de forma diversa.
1
0
Heloise Neves, Bacharel em Direito
há 7 anos

Ação Declaratória de Investigação de Paternidade

Ação Declaratória de Investigação de Paternidade. Recusa do Réu em realizar o Exame de DNA. Direito Processual do Réu x Presunção de Paternidade\Direito Personalíssimo do Autor em conhecer o pai.
2
0

Do procedimento de liquidação de sentença à luz do Novo Código De Processo Civil

Introdução O presente estudo versará sobre as particularidades introduzidas pelo Código de Processo Civil de 2015 , o qual passou a vigorar no presente ano, no que tange ao procedimento de liquidação…
8
1

A importância da verdade real no processo penal

A IMPORTÂNCIA DA VERDADE REAL NO PROCESSO PENAL FRANCIELE OLIVEIRA AZEVEDO [1] ÁLVARO DE ANDRADE JÚNIOR [2] RESUMO A verdade real é especialmente apreciada no campo do direito penal, diferentemente…
3
0

A (im) Possibilidade da Responsabilidade Civil do Estado pela não tempestividade da Tutela Jurisdicional

Ana Paula Vicensi da Silva [1] Dra. Cátia Rejane Liczbinski Sarreta [2 ] Resumo : O presente trabalho tem por objeto o estudo da (in) tempestividade da tutela jurisdicional, direcionado a…
5
0
Allyson Luan, Advogado
há 7 anos

Colisão de Direito Fundamentais

I - APRESENTAÇÃO A Constituição de 5 de outubro de 1988 é a sétima desde o “descobrimento” do Brasil. Tal Carta não foi feita por simples impulso, pelo contrário, vem de uma construção com erros e…
3
0
Pablo Couto, Professor
há 7 anos

Provas Ilícitas e o Princípio da Proporcionalidade

1. TEORIA DA PROVA A palavra prova, segundo Amaral Santos [1], vem do latim probatio e significa ensaio, verificação, inspeção, exame, argumento, razão, confirmação, aprovação, reconhecimento,…
2
0