Artigo 16 Lc nº 101 de 04 de Maio de 2000

LRF - Lc nº 101 de 04 de Maio de 2000

Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: (Vide ADI 6357)
I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se:
I - adequada com a lei orçamentária anual, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício;
II - compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e não infrinja qualquer de suas disposições.
§ 2o A estimativa de que trata o inciso I do caput será acompanhada das premissas e metodologia de cálculo utilizadas.
§ 3o Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 4o As normas do caput constituem condição prévia para:
I - empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras;
II - desapropriação de imóveis urbanos a que se refere o § 3o do art. 182 da Constituição.

Resumo do Informativo nº 767, do STJ

Informativo nº 767, STJ . Publicado em 21 de março de 2023. PRIMEIRA TURMA 1) Processo: REsp 1.930.735-TO , Rel. Ministra Regina Helena Costa, Primeira Turma, por unanimidade, julgado em 28/2/2023,…
2
0

[Resumo Informativo] Jurisprudência do STJ Informativo nº 767 - 21 de março de 2023.

Informativo nº 767 21 de março de 2023. RECURSOS REPETITIVOS - AFETAÇÃO Processo ProAfR no REsp 1.987.558-PR , Rel. Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, por unanimidade, julgado em…
3
0

Informativo STF Nº 977 de 11 a 15 de maio de 2020 - Relevância Penal e decisões relacionadas a COVID-19.

PLENÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL – FINANÇAS PÚBLICAS Covid-19 e restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal O Plenário, por maioria, referendou a medida cautelar anteriormente deferida e extinguiu a…
1
0
Rodrigo Telles, Advogado
há 4 anos

Mudanças no critério econômico do BPC LOAS: entenda tudo que está acontecendo

Renda per capita inferior a ½ do salário mínimo? Ou inferior a ¼ do salário mínimo? Como ficou o critério econômico do Benefício de Prestação Continuada - LOAS? Entenda toda a discussão acerca do…
7
0

Principais decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Novo Coronavírus (Covid-19)

Este estudo tem por finalidade reunir as principais decisões do STF, em relação ao Direito Público e o Novo Coronavírus, apresentando: (1) a classificação da ação judicial com seu respectivo número;…
1
0
Senado
há 4 anos

Senadores aprovam decisão que permite descumprimento temporário da LRF

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de dispensar o governo de cumprir regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para tomar medidas urgentes de combate ao…
0
0
Senado
há 4 anos

Permissão para que mulheres prestem serviço militar aguarda análise na CAE

A proposta que permite às mulheres prestarem o serviço militar, hoje exclusivo aos homens, deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) após o feriado de Carnaval. Apesar de…
0
0
Senado
há 4 anos

Congresso derruba veto, e escola pública poderá ter atendimento de psicólogo

O Congresso derrubou nesta quarta-feira (27) o veto integral do presidente da República, Jair Bolsonaro, à proposta que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos…
0
0
Senado
há 5 anos

Bolsonaro veta atendimento de psicólogo e assistente social nas escolas públicas

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente a proposta que garantia atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica. O PLC 60/2007…
0
0

TCU dá 30 dias para governo regulamentar "bônus de eficiência" de auditores

O Tribunal de Contas da União decidiu, nesta quarta-feira (21/8), que vai dar 30 dias para o governo regulamentar a compensação financeira pelo pagamento do "bônus de eficiência" a auditores fiscais.
0
0