Art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lc 101/00

LRF - Lc nº 101 de 04 de Maio de 2000

Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:
I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se:
I - adequada com a lei orçamentária anual, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício;
II - compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e não infrinja qualquer de suas disposições.
§ 2o A estimativa de que trata o inciso I do caput será acompanhada das premissas e metodologia de cálculo utilizadas.
§ 3o Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 4o As normas do caput constituem condição prévia para:
I - empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras;
II - desapropriação de imóveis urbanos a que se refere o § 3o do art. 182 da Constituição .
Senado
há 12 dias

Bolsonaro veta atendimento de psicólogo e assistente social nas escolas públicas

como dos artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda do artigo 114 da Lei de Diretrizes Orçamentárias para... públicas de educação básica. O PLC 60/2007 (PL 3.688/2000, na Câmara dos …

TCU dá 30 dias para governo regulamentar "bônus de eficiência" de auditores

da despesa da União. É o que mandam os artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, aponta o ministro. O TCU... aplicou o parágrafo 2º do artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal: sem as …

TCU volta a analisar "bônus de eficiência" dos auditores da Receita

da Lei de Responsabilidade Fiscal, aponta o ministro. Em sessão do dia 20 de fevereiro, o Plenário do TCU recomendou... da Lei de Responsabilidade Fiscal que, segundo o tribunal, vem sendo …

TCU dará 30 dias para governo corrigir ilegalidade de "bônus de eficiência"

pelo aumento da receita ou redução da despesa da União. É o que mandam os artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal..., aponta o ministro. O TCU deve aplicar nesta terça o parágrafo 2º do ar…

CDH aprova isenção de IPI na compra de automóvel por deficiente auditivo

de seu impacto fiscal, conforme o arts. 14 e 16 da Lei Complementar 101 , de 4 de maio de 2000”, explicou Fonte: Senado... autônomo de passageiros . É o que prevê Projeto de Lei 1.243/2019 , de …
Senado
há 4 meses

CDH aprova isenção de IPI na compra de automóvel por deficiente auditivo

, conforme o arts. 14 e 16 da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000”, explicou. Agência Senado (Reprodução autorizada... autônomo de passageiros. É o que prevê Projeto de Lei 1.243/2019, de …
Senado
ano passado

Aposentadoria especial para condutor de ambulância pode entrar na pauta do Plenário

O projeto que concede aposentadoria especial aos condutores de ambulância pode ser analisado pelo Plenário do Senado neste semestre. O PLS 349/2017, oriundo de uma Sugestão Legislativa acatada pela…

Assembleia Legislativa aprova reajuste de 5% aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado

O Plenário aprovou, na sessão desta quinta -feira (21), o Projeto de Lei nº 338/2017, que concede reajuste de 5% aos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário maranhense. O então presidente do…

DF é condenado a implementar última parcela de aumento de servidores da Secretaria de Agricultura

A juíza titular da 8ª Vara da Fazenda Pública do DF julgou procedente o pedido da Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Distrito Federal - ARCEF e condenou o…

DF é condenado a implementar última parcela de aumento de servidores da Secretaria de Agricultura

A juíza 8ª Vara da Fazenda Pública do DF julgou procedente o pedido da Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Distrito Federal - ARCEF e condenou o Distrito Federal…