Inciso II do Artigo 115 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 115. Podem ser descontados dos benefícios:
II - pagamento administrativo ou judicial de benefício previdenciário ou assistencial indevido, ou além do devido, inclusive na hipótese de cessação do benefício pela revogação de decisão judicial, em valor que não exceda 30% (trinta por cento) da sua importância, nos termos do regulamento; (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)
Ariadina Lopes, Advogado
há 2 anos

Análise da reversibilidade dos benefícios previdenciários auferidos em decorrência de tutela provisória posteriormente revogada

ANÁLISE DA REVERSIBILIDADE DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS AUFERIDOS EM DECORRÊNCIA DE TUTELA PROVISÓRIA POSTERIORMENTE REVOGADA ANALYSIS OF THE REVERSIBILITY OF SOCIAL SECURITY BENEFITS EARNED AS A…
1
0

Inconstitucionalidades do Benefício Pensão Por Morte Pós Emenda Constitucional 103/19

Notoriamente, a pensão por morte é uma proteção previdenciária estendida aos dependentes do segurado com previsão no artigo 201, inciso IV da Constituição Federal e artigo 16 da Lei 8.213/91.
13
1
Paula Araujo, Advogado
há 3 anos

Superior Tribunal de Justiça fixa tese sobre devoluções de valores previdenciários

O Superior Tribunal de Justiça publicou o Tema 979, o qual discute que o beneficiário do INSS não pode ser penalizado pela interpretação errônea ou má aplicação da lei previdenciária ao receber valor…
5
0

Devolução de valores ao INSS quando recebidos pelo segurado de boa-fé

Você já deve ter ouvido falar de alguém que recebeu valores por determinação judicial em processo e depois teve de devolver pois a decisão foi revogada? Ou teve de devolver valores em razão de erro…
2
0

Benefício de Prestação Continuada:

RESUMO O objetivo primordial da presente pesquisa é verificar se os valores do Benefício de Prestação Continuada são passíveis de devolução ao ente pagador, após a revogação da tutela antecipada que…
3
0

A (des)necessidade de devolução de valores recebidos de boa-fé, a título de benefício previdenciário, em razão de erro da Administração Pública.

A devolução ou não de valores relacionados as verbas de caráter alimentar recebidas de boa-fé pelo segurado, em razão de interpretação errônea, má aplicação da lei, ou erro da administração da…
2
0
Central Law, Gerente de Marketing
há 5 anos

Desaposentação: o que é e qual o entendimento do STF

Ela acontece quando, após a concessão do primeiro benefício de aposentadoria, o segurado ter continuado a contribuir para o sistema previdenciário. Breve histórico e funcionamento da desaposentação A…
3
2

Honorários advocatícios. Reforma Trabalhista. Aplicação e debates

Um dos pontos mais impactantes da "reforma trabalhista" no Direito Processual do Trabalho foi a instituição dos honorários advocatícios pela mera sucumbência no art. 791-A da CLT . A regra era a…
1
0

A impossibilidade de restituição ao erário de valores indevidamente recebidos por servidores públicos de boa-fé

A impossibilidade de restituição ao erário de valores indevidamente recebidos por servidores públicos de boa-fé Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] RESUMO : Os Tribunais brasileiros…
14
4

O valor do recebimento indevido de benefício previdenciário ou assistencial pode ou não ser inscrito na dívida ativa?

Olá pessoal, tudo bem? Principio com a seguinte indagação: “É possível que seja processada a inscrição na Dívida Ativa e que se proceda a correspondente execução dos créditos constituídos pelo INSS…
3
0