Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Trabalhou na roça na infância? Você pode se aposentar por idade.

há 6 anos

Trabalhou na roça na infância?

A Lei de Benefícios prevê desde 1991 que homens e mulheres podem se aposentar por idade se urbanos ou se rurais. Para os urbanos, exige a lei que recolham contribuições por 15 anos e que tenham 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher). Para os rurais exige-se 5 anos a menos – 60 (H) e 55 (M) – e trabalho rural nos últimos 15 anos antes de completar essa idade. Em outras palavras, ou é urbano e recolhe INSS por 15 anos; ou é rural e comprova que nos últimos 15 anos trabalhou nessa atividade. Quanto à idade, exige-se 5 anos a menos para o rural em relação ao urbano.

Em 20/06/2008 a Lei de Benefício foi alterada e passou-se a admitir também uma aposentadoria MISTA (meio rural, meio urbana). A letra da lei fala que o lavrador que nos últimos 15 anos intercalou períodos de atividade urbana e rural poderia aposentar-se com a idade do urbano.

A redação desse dispositivo da nova lei gerou muitíssima controvérsia e, por isso, inúmeras decisões conflitantes. Há juízes que entendem que o último trabalho tem que ser o rural; há outros que entendem que o último pode ser urbano, ou rural – não faria diferença. Há juízes que entendem que a pessoa pode contar período rural de toda a vida, há os que entendem que somente nos últimos 15 anos. Em resumo, virou uma bagunça!

A questão acabou chegando à Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência (órgão máximo dos Juizados de Pequenas Causas Federais). A TNU pacificou a matéria definitivamente. E como ficou? Veja:

Tema 131

Situação do tema Julgado

Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Questão submetida a julgamento Saber se é necessária a comprovação de exercício de atividade rural no período imediatamente anterior à implementação do requisito etário, para fins de concessão de aposentadoria híbrida.

Tese firmada Para a concessão da aposentadoria por idade híbrida ou mista, na forma do art. 48, § 3º, da Lei n. 8.213/91, cujo requisito etário é o mesmo exigido para a aposentadoria por idade urbana, é irrelevante a natureza rural ou urbana da atividade exercida pelo segurado no período imediatamente anterior à implementação do requisito etário ou ao requerimento do benefício. Ainda, não há vedação para que o tempo rural anterior à Lei 8.213/91 seja considerado para efeito de carência, mesmo que não verificado o recolhimento das respectivas contribuições.

Processo Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado PEDILEF 5009416-32.2013.4.04.7200/ SC

Juiz Federal Ângela Cristina Monteiro 20/10/2016 24/11/2016 20/07/2017 01/09/2017

Não entendeu nada? Não se preocupe, eu explico: desde a decisão da TNU não há mais dúvidas (1) a última atividade exercida pode ser urbana ou rural, tanto faz; (2) todo e qualquer período de atividade rural pode ser somado ao anotado em carteira para que a pessoa tenha direito.

Assim, se no começo de sua vida você era lavrador e agora não é mais, poderia usar qualquer período de contribuição para somar com o rural. Se a soma resultar em 15 anos, você terá direito à aposentadoria por idade aos 65 anos (homem) e aos 60 anos (mulher).

Gostou do assunto? Recomente para mais pessoas.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações18246
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/trabalhou-na-roca-na-infancia-voce-pode-se-aposentar-por-idade/542431688

Informações relacionadas

Martins Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como comprovar período de Atividade RURAL para fim de aposentadoria?

Trabalhador rural, você sabia que é possível reconhecer a atividade rural realizada antes dos 12 anos para a aposentadoria?

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 9 anos

Segurado especial deve estar trabalhando no campo ao completar idade para aposentadoria rural

Carlos Alberto Kowalczyk, Advogado
Modeloshá 3 anos

Termo de Renúncia à Excedente à 60 (sessenta) Salários Mínimos - Juizado Especial Federal.

Freelancer Jurídico, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Pedido de Desbloqueio de Salário Penhorado em Conta Corrente

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ninguém consegue responder minha pergunta comecei trabalhar no rural com 7 anos de idade aos 20 comesei atrapalhar no urbano quantos anos consigo no rural continuar lendo

conseguiu ? minha mae esta na mesma que vc continuar lendo

Hola, que dizer que se a pessoa trabalhou na roca dos 14 aos vinte anos por exemplo e depois foi na cidade, se comprovar esse tempo de roca, pode somar ao resto do tempo da cidade? continuar lendo

Boa noite gostei ter notícias que ajuda agente. Trabalhei na roça desde criança agora estou com 53 e três e já estou com poblema pra trabalhar não vou conseguir trabalhar até 62 anos por poblema no joelho. Esse poblema no joelho e bem difícil. continuar lendo

Trabalho rural desde 10 anos de idade até hoje com quase 62 anos de idade e não posso mais trabalhar na roça tenho problemas saúde continuar lendo