Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - "Apelação Cível": AC XXXXX RS

Detalhes

Processo

Órgão Julgador

"Segunda Câmara Cível"

Publicação

Julgamento

Relator

"Ricardo Torres Hermann"

Documentos anexos

Inteiro TeorTJ-RS_AC_70081628430_8f76f.doc
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PÚBLICO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONDENAÇÃO CRIMINAL PELOS MESMOS FATOS. EXISTÊNCIA DO FATO, AUTORIA E MATERIALIDADE INSUSCETÍVEIS DE DISCUSSÃO. ÂMBITOS DE RESPONSABILIDADE DIFERENCIADOS. ENQUADRAMENTO DOS FATOS NA LEI N. 8.429/92. SANÇÕES. ATENUAÇÃO. DESCABIMENTO.

1. Havendo condenação criminal transitada em julgado pelo crime de concussão (art. 316 do Código Penal), pelos mesmos fatos narrados na inicial, descabe a rediscussão, neste juízo, quanto à existência do fato, a materialidade e a autoria, ainda que os âmbitos de responsabilidades criminal e cível administrativo sejam distintos. Exegese do art. 935 do Código Civil. Precedentes.
2. Suficientemente demonstrada a exigência, pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, de parte do salário pago à Secretária da Câmara. Prova testemunhal que corrobora a versão da vítima, de que os repasses eram efetuados, em sua maioria, em espécie e sem testemunhas.
3. Sanções arbitradas em consonância com a gravidade da conduta praticada pelo réu. Observância aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. Impossibilidade de atenuação.APELO DESPROVIDO.(Apelação Cível, Nº 70081628430, Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ricardo Torres Hermann, Julgado em: 28-08-2019)
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-rs/754713612