Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

1ªVRP-SP – Não cabe ao RI notificar titulares de direito sob imóvel usucapiendo residente no exterior.

Publicado por Jair Rabelo
há 5 anos

Fonte: direitodascoisas.com.

Processo nº 1095411-20.2018.8.26.0100


Nos termos do Provimento nº 65/2017, é requisito essencial para o prosseguimento do pedido extrajudicial de usucapião a intimação dos titulares de domínio ou de seus herdeiros.

Contudo, no caso em comento houve uma questão peculiar, uma vez que os coproprietários que devem ser notificados residem na Alemanha.

De acordo com as informações prestadas pelo Departamento de Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), inexiste tratado específico de cooperação entre Brasil e Alemanha que regule a matéria, sendo a questão regulada pela Portaria Interministerial nº 501 de 21.03.2012 do Ministério da Justiça, especificamente pelos artigos 7º e 8º, que regula o procedimento a ser observado na tramitação de cartas rogatórias e pedido de auxílio direito, ativos e passivos, em matéria penal e civil.

A simples expedição de carta com AR é um modelo adotado pelos correios do Brasil, caracterizando como uma citação ficta, o que revela-se temerário, ante o risco de nulidade absoluta, tendo em vista que não há como se afirmar que a notificação foi recebida pelos notificandos.

Assim, o Juízo da 1º Vara de Registros Públicos entendeu que na presente hipótese deve ser aplicado subsidiariamente o art. 40 do CPC: "A cooperação jurídica internacional para execução de decisão estrangeira dar-se-á por meio de carta rogatória ou de ação de homologação de sentença estrangeira, de acordo com o art. 960".

Na via extrajudicial é impossível a expedição da carta rogatória, bem como não é a hipótese da notificação por edital, já que no caso não foram preenchidos os requisitos do art. 257 do CPC, dispondo os coproprietários e endereço certo.

Alternativamente, poderá a suscitada apresentar carta de anuência com firmas reconhecidas e tradução juramentada.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações220
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações562
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-vrp-sp-nao-cabe-ao-ri-notificar-titulares-de-direito-sob-imovel-usucapiendo-residente-no-exterior/677108332

Informações relacionadas

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

É possível caso de Usucapião Extrajudicial com dispensa de intimações/notificações?

Avvocato Meggie Lecioli, Advogado
Artigoshá 5 anos

Citação e Intimação no Exterior

Claudio Buelloni, Advogado
Artigoshá 10 anos

Saiba como funciona o procedimento de expedição de Carta Rogatória

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

Quem deve fazer as Notificações no Procedimento de Usucapião Extrajudicial?

Doutor Penal, Advogado
Artigoshá 4 anos

A propriedade no Direito Civil (Faculdades: Usar, gozar, dispor e reivindicar)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)