Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

A alienação fiduciária firmada entre a construtora e o agente financeiro não tem eficácia perante o adquirente do imóvel.

REsp 1.576.164-DF

há 5 anos

De acordo com a Súmula n. 308/STJ, a hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro, anterior ou posterior à celebração da promessa de compra e venda, não tem eficácia perante os adquirentes do imóvel. Da análise dos julgados que motivaram a elaboração do preceito, extrai-se um escopo de controle da abusividade das garantias constituídas na incorporação imobiliária, de forma a proteger o consumidor de pactuação que acabava por transferir os riscos do negócio a ele, impingindo-lhe desvantagem exagerada.

Dessume-se, destarte, que a intenção da Súmula n. 308/STJ é a de proteger, propriamente, o adquirente de boa-fé que cumpriu o contrato de compra e venda do imóvel e quitou o preço ajustado, até mesmo porque este possui legítima expectativa de que a construtora cumprirá com as suas obrigações perante o financiador, quitando as parcelas do financiamento e, desse modo, tornando livre de ônus o bem negociado. Para tanto, partindo-se da conclusão acerca do real propósito da orientação firmada por esta Corte, tem-se que as diferenças entre a figura da hipoteca e a da alienação fiduciária não são suficientes a afastar a sua aplicação nessa última hipótese, admitindo-se, via de consequência, a sua aplicação por analogia.

  • Sobre o autorESPECIALISTA EM DIREITO DO CONSUMIDOR
  • Publicações22
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-alienacao-fiduciaria-firmada-entre-a-construtora-e-o-agente-financeiro-nao-tem-eficacia-perante-o-adquirente-do-imovel/725204557

Informações relacionadas

Notíciashá 6 anos

Cortadora de cana tem direito a descanso de 10 minutos a cada hora e meia de trabalho, diz TST

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciasano passado

STJ Dez-22 - Provas Obtidas do Aplicativo Whatsaap Sem Autorização Judicial - Nulidade - Crime de Tráfico de Drogas

Elayne Rodrigues, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ: Lei Maria da Penha pode ser aplicada para mulheres transexuais

Renan Silva, Advogado
Notíciashá 3 anos

Habeas Corpus. Alimentos. Aferição da Capacidade Financeira do Alimentante: Adequação da Via?

Romes Sabag Neto, Advogado
Notíciashá 3 anos

STJ: captação clandestina de sinal de TV não se equipara ao furto de energia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)