Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Alexandre de Moraes estabelece prisão domiciliar com monitoramento para deputado Daniel Silveira

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (14) a substituição da prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira por prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

FicheiroAlexandre de Moraes na sabatina para o STF 6jpg Wikipdia a enciclopdia livre

Silveira estava preso desde 17 de fevereiro depois de ter divulgado um vídeo no qual ofendia e ameaçava ministros do STF “em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes”.

Conforme a decisão do ministro Alexandre de Moraes na Petição (PET) 9456, o deputado poderá exercer o mandato na Câmara dos Deputados por meio do sistema remoto e deverá permanecer em residência indicada por ele ou pela defesa.

Além disso, não poderá receber visitas sem autorização judicial, não poderá acessar outros investigados nos inquéritos que apuram ofensas ao STF (INQ 4781) e atos antidemocráticos (INQ 4828) e nem frequentar redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter).

O ministro proibiu ainda o parlamentar de conceder entrevista sem prévia autorização judicial.

“Destaco que o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”, estabeleceu Alexandre de Moraes.

Na decisão, o ministro classificou de “gravíssimos” os atos praticados pelo parlamentar.

“Não só atingiram a honorabilidade e constituíram ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestiram de claro intuito de tentar impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito, em claro descompasso com o postulado da liberdade de expressão, dado que o denunciado, expressamente, propagou a adoção de medidas antidemocráticas contra a Corte.”

O ministro destacou ainda que, após ser preso, Daniel Silveira ofendeu uma servidora do Instituto Médico Legal, se recusou a usar máscara para prevenir a disseminação da Covid-19 e ainda usou ilegalmente telefones celulares na prisão.

“As reiteradas condutas ilícitas do denunciado, igualmente, revelam sua periculosidade, pois não só reforçou as ameaças aos membros do STF, no momento de sua prisão – referindo-se, inclusive, a estar disposto a “matar ou morrer” –, como ainda, agressivamente, desrespeitou recomendações legais pela utilização de máscara de proteção individual”, completou o ministro.

Leia a íntegra da decisão.

Aumente seus rendimentos. Recomendamos um material que auxilia o advogado na Exclusão do ICMS na Base de cálculo do Pis/Cofins. Conteúdo 100% atualizado em 2021. Clique aqui.

📰 VEJA TAMBÉM:

Para o advogado que deseja otimizar tempo, conheça o material com mais de 100mil petições prontas, o Kit Petição Premium, em apenas uma plataforma, acesso vitalício e atualização 2020. Clique aqui.

Clique aqui e obtenha um Material Completo sobre como ingressar com a Ação Judicial referente a Tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos. Conteúdo p/ Advogados. Completo com Auxilio da Teoria a Prática.

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações845
  • Seguidores394
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-de-moraes-estabelece-prisao-domiciliar-com-monitoramento-para-deputado-daniel-silveira/1180024414

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Até que ponto uma liberdade de expressão pode dar cadeia? proferir ofensas e ameaças seja a quem for pode te render um cumprimento de pena?
No meu ponto de vista se (eu) proferir ofensas e ameaças a qualquer pessoa eu devo responder por isso caso ocorra uma representação da outra parte.
Agora decretar a prisão de qualquer pessoa por ela ter dito que um ministro é burro, não pensa em prol da população, só faz cagada no cargo isso sem sombra de dúvida é uma prisão ilegal. Imaginem se começarem a prender as pessoas que falam que o prefeito não presta, imaginem prenderem as pessoas durante uma manifestação onde proferem ofensas aos governadores, ministros, presidentes, policiais, prefeito etc.
Tenho comigo que eu faria o mesmo que o deputado, nunca irei me calar independente de quem seja quando eu estiver com a razão. continuar lendo