Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

CNJ: Cargo de escrivão de polícia é atividade jurídica válida em concurso para juiz

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

Resultado de imagem para cnj

Na última terça-feira, 23, o plenário do CNJ decidiu que o cargo de escrivão da Polícia Civil pode ser considerado para comprovação de atividade jurídica no concurso para juiz de Direito substituto.

À unanimidade, o plenário pontuou que candidato deve ser bacharel em Direito e agregar o exercício das atividades por mais de três anos após a concessão do título.

Em consulta, uma advogada pedia esclarecimentos da configuração da prática jurídica exigida como requisito para ingresso na carreira da magistratura.

A relatora, conselheira Cristiana Ziouva, descreveu as atividades do escrivão de polícia, afirmando que a função exige conhecimento jurídico e, por isso, atende à resolução 75/09 do CNJ, que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional.

Em seu voto, a conselheira definiu que “o cargo [escrivão de polícia] pode ser considerado para as atividades jurídicas, desde que haja comprovação do órgão competente, e sendo analisada pela comissão realizadora do concurso”.

O presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, sugeriu à conselheira agregar a exigência de bacharelado em Direito aos três anos de exercício como escrivão, para garantir, assim, observação completa à resolução.

  • Processo: 0009079-37.2017.2.00.0000

Informações: CNJ.

Mais notícias e artigos

==> Promotor desenvolve método de estudos que o fez ser aprovado no MP e disponibiliza para advogados e que desejam ingressar na Promotoria do Ministério Público.

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

==>> Ações contra planos de saúde batem recorde em todo o país e site jurídico disponibiliza petições para ajudar profissionais atuantes na área [ler]

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3258
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-cargo-de-escrivao-de-policia-e-atividade-juridica-valida-em-concurso-para-juiz/704021464

Informações relacionadas

Bruno Cezar Pereira da Silva Dantas, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

STF reconhece tempo de cursos de pós-graduação como atividade jurídica no âmbito do CNMP.

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 5 anos

Cargo de escrivão de polícia conta como prática jurídica para concurso

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 9 anos

Para fins de concurso, os três anos de atividade jurídica não precisam ter sido exercidos em cargo privativo de bacharel em Direito

Stefani de Carvalho, Advogado
Artigoshá 6 anos

Delegado pode arquivar o inquérito policial?

Gabriel Cortez Orlando, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Tudo sobre a decisão do STF que permite utilizar a pós-graduação como tempo de atividade jurídica para fins de concurso público.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)