Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Cobrar dívida já paga causa indenização por danos morais, reafirma STJ

Publicado por Saul Junior
há 7 anos

Cobrar uma dívida já paga causa dano moral a quem foi constrangido. Essa é uma jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça, explicou a ministra Nancy Andrighi, em caso no qual negou recurso de uma empresa farmacêutica condenada por danos morais causados a outra empresa em razão de protesto de título feito após pagamento em atraso.

O caso envolveu um boleto bancário cujo vencimento estava previsto para 6 de março de 2008 e que, apesar de pago com atraso no dia 13, foi protestado no dia 26 de março.

A sentença da 3ª Turma do STJ declarou a dívida inexigível, cancelou o protesto e condenou a empresa farmacêutica, juntamente com o banco emissor do boleto, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 8.175. O Tribunal de Justiça manteve a decisão.

Constrangimento evitávelNo STJ, a relatora, ministra Nancy Andrighi destacou que a jurisprudência do tribunal é pacífica no sentido de que o protesto indevido de título cambial e documentos de dívida causa danos morais à pessoa jurídica.

Por outro lado, entende-se que o protesto de títulos não pagos configura o exercício regular de um direito e, portanto, não gera danos morais, situação que repassa ao devedor a incumbência de fazer o cancelamento do registro.

No caso julgado, entretanto, Nancy Andrighi entendeu não ser possível desprezar o fato de que a empresa só protestou o título mais de dez dias após o pagamento feito em atraso, “prazo suficiente para que credor e o banco-mandatário tomassem as medidas necessárias para evitar o constrangimento que, após o pagamento, torna-se ilegal”. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

REsp 1.414.725

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações14
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1409
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobrar-divida-ja-paga-causa-indenizacao-por-danos-morais-reafirma-stj/410463871

Informações relacionadas

Josiane Coelho Duarte Gearola, Advogado
Artigoshá 9 anos

Qual a consequência do depósito antecipado de cheque pré-datado?

Consultor Jurídico
Notíciashá 7 anos

Cobrar dívida já paga causa indenização por danos morais, reafirma STJ

Vitor Guglinski, Advogado
Artigoshá 9 anos

Repetição em dobro de indébito prevista no art. 940 do Código Civil exige prova de má-fé da parte credora

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tivemos um problema quando parcelamos uma dívida ativa do IPTU quando dividimos em 12 parcelas e recebemos uma cobrança dizendo que não havíamos pago a parcela de nº 06, gerando mais uma parcela de nº 13. Quando compareci à FAZENDA para comprovar o pagamento, abriram um processo para a comprovação, mas foram tantas as exigências e gastos de passagem, arquivaram o processo, depois tive que desarquivar e daí acabei desistindo de dar prosseguimento. Como podemos brigar com a Fazenda Pública e achar que vamos resolver? Eles nos vencem sempre pelo cansaço, com suas exigências sem pé nem cabeça. continuar lendo