Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Código Civil: comissão de juristas começa analisar relatório nesta segunda

Publicado por Ponto Jurídico
mês passado

A comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil ( Lei 10.406, de 2002) se reunirá nesta segunda-feira (1º), às 10h, para analisar o relatório apresentado pelos professores Flávio Tartuce e Rosa Maria de Andrade Nery. A reunião faz parte de um esforço concentrado para discutir e votar, durante toda a semana — de segunda-feira à sexta-feira (5) —, o relatório final do colegiado temporário.

Nery e Tartuce, como relatores-gerais, consolidaram o trabalho de nove subcomissões que abordaram temas como direito digital, direito das empresas, direito de família e responsabilidade civil, entre outros. Cada subcomissão apresentou seus relatórios parciais em dezembro de 2023.

O prazo para a conclusão dos trabalhos do colegiado é 12 de abril. A comissão entregará à Presidência do Senado um anteprojeto de lei com as atualizações propostas para o Código Civil. Depois disso, a própria Presidência encaminhará o texto, na forma de projeto de lei, para análise dos senadores, passando pelas comissões e pelo Plenário.

O presidente da comissão é o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o vice-presidente é Marco Aurélio Bellizze, também ministro do STJ.

Mudanças

De acordo com Nery, o novo texto tratará de forma clara que “a vida termina com a morte encefálica”, o que pode colaborar com os transplantes de órgãos. Segundo a professora, temas relacionados a crianças, animais, domicílio, obrigações e situações de ausências foram “alargados” no texto de seu relatório. Ela também reconheceu que a parte do direito empresarial e o de família deve gerar divergências que demandam mais debate. Fonte: Agência Senado

  • Publicações1385
  • Seguidores244
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/codigo-civil-comissao-de-juristas-comeca-analisar-relatorio-nesta-segunda/2272759898

Informações relacionadas

Emylli Cordeiro Januario, Advogado
Notíciasmês passado

Novo dono de estabelecimento não responde por dívida não contabilizada

Rodrigo Otavio Gava, Advogado
Notíciasmês passado

STF derruba tese da revisão da vida toda

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciasmês passado

Declaração Imposto de Renda Pessoa Fisica 2024 – Você Está Obrigado?

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciasmês passado

LGPD pode ser invocada para proibir a gravação de audiências?

Terceira Turma do STJ decidiu que, é possível incluir sobrenome de padrinho para formar prenome composto

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)