Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Comissão de Corretagem Imobiliária

As partes desistiram e agora?! 💥🏘🏙🔑

Publicado por Luana Marques
há 4 anos

A intermediação imobiliária desempenhada pelo Corretor é disciplinada pela Lei 6.530/78, ou seja, é aquele que possibilita a compra, venda, permuta e locação de imóveis entre as partes, de modo a atingir um resultado útil. Ou seja, deverá ocorrer a concretização do negócio ou atos que evidenciam que a negociação vai acontecer.

.

MAS SE OCORRER A NEGOCIAÇÃO, O CONTRATO SER ASSINADO, MAS A PARTE DESISTIR ANTES DA ASSINATURA DA ESCRITURA PÚBLICA? HÁ O PERDIMENTO DA COMISSÃO?

Não. Pois o resultado útil da intermediação foi atingido. Com esse entendimento o Superior Tribunal de Justiça pontuou que a partir do momento que o resultado previsto da mediação se concretizou, ainda que não se efetive por desistência de qualquer das partes a comissão imobiliária é cabível, nos moldes do art 725 do CC.

. “O negócio foi posteriormente desfeito, sem quesito contribuição das corretoras para a não consolidação do negócio, isto é, o arrependimento da contratante deu-se por fatores alheios à atividade das intermediadores. Destarte, a comissão de corretagem é devida na espécie” STJ - RECURSO ESPECIAL Nº 1.783.074 - SP (2018/0203666-2) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Direito e Negócios Imobiliários.
  • Publicações1
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-corretagem-imobiliaria/798165854

Informações relacionadas

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Notíciashá 5 anos

Comprador pode ser comunicado do pagamento da taxa de corretagem no momento da assinatura do contrato?

Consumidor deve pagar comissão de corretagem se constar no contrato firmado com imobiliária

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 2 anos

Para reter comissão de corretagem é indispensável informar comprador

Marco Antônio Busnardo Mildemberg, Advogado
Notíciashá 8 anos

Cláusula de corretagem em compromisso de compra e venda

Larissa dos Passos Sipriano, Advogado
Notíciashá 6 meses

Comissão de corretagem

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom Dia. Atuo na área do Direito Imobiliário, e gostaria de elogiar o belo trabalho que a doutora Luana vem desempenhando na advocacia.
É portanto hoje a nobre causídica, uma fonte de pesquisa dos colegas quando se tem alguma dúvida nesta matéria. continuar lendo