Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Comissão provisória partidária e prazo de vigência de 180 dias

há 5 anos

O Plenário desta Corte afastou a literalidade do art. , § 3º, da Lei nº 9.096/1995 – com redação conferida pela Lei nº 13.831/2019 – e asseverou a higidez do art. 39 da Res.-TSE nº 23.571/2018, que prevê prazo de validade de 180 dias para as anotações relativas aos órgãos provisórios, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo inferior diverso. Esse foi o entendimento firmado ao apreciar registro de anotação de alteração estatutária de partido político da qual constava a possibilidade de renovações reiteradas e indefinidas de comissões provisórias.O Ministro Sérgio Banhos, relator, ressaltou que, não obstante a Emenda Constitucionalnº 97/2017 – que alterou o art. 17, § 1º, da Constituição da República – tenha assegurado às agremiações autonomia quanto à formação e à duração de seus órgãos permanentes e provisórios, este Tribunal já conferiu interpretação sistemática ao dispositivo, para consagrar o regime democrático no âmbito partidário. Lembrou, na ocasião, o entendimento de que a leitura do referido parágrafo não pode estar dissociada do disposto no caput, que afirma a liberdade dos partidos políticos “resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana”.Na mesma linha intelectiva, o relator afastou a literalidade do art. 3º, § 3º, da referida Lei dos Partidos Políticos, o qual prevê duração de até oito anos para os órgãos partidários provisórios, ao entender que o dispositivo ofende os princípios constitucionais, especialmente o do regime democrático.Nessa senda, determinou a adequação do estatuto partidário ao que dispõe o art. 39 da Res.-TSE nº 23.571/2018, de modo que seja observado o prazo de validade de 180 dias das comissões provisórias. Petição nº 18, Brasília/DF, rel. Min. Sérgio Banhos, julgado em 5.9.2019.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Eleitoral
  • Publicações41
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1400
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-provisoria-partidaria-e-prazo-de-vigencia-de-180-dias/764547665

Informações relacionadas

Comissões provisórias: órgão partidário temporário ou só no nome?

Murilo Lima Nogueira, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Requerimento de Desfiliação Partidária

Layne Barbosa, Advogado
Artigoshá 5 meses

Eleições municipais 2024: Entenda o cálculo que define os eleitos para vereador

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ata da reunião de fundação de partido político

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Requerimento de Criação e Registro de Partido Político

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A resolução está acima da lei, é isso? Kelsen se mexe no túmulo! continuar lendo