Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dano material e moral: convergências e afinidades

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    Artigo de Tarso Genro (advogado, ex-governador do Estado do RS) e Paulo Petri (advogado, mestre em Ciência Política pelo IUPERJ).

    Os servidores públicos vêm enfrentando, nos últimos meses, atraso e parcelamento de seus salários. Tal situação acarreta uma série de consequências jurídicas, entre elas a incidência de danos de natureza moral (“in re ipsa”), e de natureza material, concreto e apreciável em termos quantitativos.

    Em determinadas circunstâncias históricas, de politização excessiva das disputas de natureza jurídica, pode ocorrer uma subsunção do Governo (que é contingente), ao Estado (que é permanente). E o Poder Judiciário, pressionado por uma determinada situação fática - nesta hipótese - pode tender a proferir decisões contingentes, que afetam a credibilidade da ordem jurídica por inteiro.

    Subordinar os princípios às necessidades imediatas de qualquer governo é um suicídio da ordem jurídica. Em situações como essa, a melhor saída - para que a ordem não se torne vulnerável - é a adoção do princípio da "ponderação" (buscar uma solução que atenda o direito justo, dentro da ordem) e adotar o princípio da "proporcionalidade" (decidir com moderação, sem deixar de atender o direito justo); promovendo a rejeição do princípio extremo da "impossibilidade material" de aplicação da lei.

    Esta é a melhor dogmática dos princípios, para que o julgador não trilhe o caminho fácil da "tábula rasa" dos direitos fundamentais.

    Salienta Humberto Teodoro Junior - que "está solidamente assentado, na doutrina e na jurisprudência, não só a plena reparabilidade do dano moral, como sua perfeita cumulatividade com a indenização da lesão patrimonial”. ("Dano Moral", Humberto Theodoro Júnior, Ed. Forense, pg. 5, 8ª edição, 2016).

    “Ambos não se confundem. Aliás, o termo danos 'extrapatrimoniais' consagrou-se, justamente, pelo fato de que referida categoria de danos morais situa-se fora do termo 'patrimônio', entendido e concebido em sua acepção puramente material" . (Delgado, Rodrigo Mendes. "O Valor do Dano Moral", Ed. Distribuidora Mizuno, 3ª edição, pg. 217). “O dano moral é notório, mensurável pelo bom senso, sendo desnecessário prová-lo pelos mesmos métodos que deve ser provado o dano material, este sempre concreto que pode, ou não, combinar-se ou causar dano moral”.

    Este, o dano moral é indenizável, tanto no que refere ao atingimento da honra objetiva, quanto à honra subjetiva, se é que ambas são separáveis. O primeiro (dano a honra objetiva) diz respeito à provocação de uma ação externa que posiciona o ofendido no desconforto social e na consideração do juízo público sobre si. O segundo (sofrimento a partir da honra subjetiva,) vem de um juízo de “depreciação” de si mesmo, provocado igualmente por qualquer ação externa.

    A separação entre dano moral subjetivo e objetivo é inteiramente metafísica, mas a separação técnica entre dano material e moral é concreta e existencial. O Código Civil de 1916 já reflete “o apreço radical da nova ordem jurídica que socializou a possibilidade da propriedade privada, ao contrário da ordem feudal, sem cidadania, sem igualdade formal”.

    Diz Hegel que “a possibilidade da participação na riqueza geral, isto é, o patrimônio particular está, sem dúvida, condicionado por uma base própria, direta ´capital´, e em parte pela destreza, que, por sua vez, está condicionada de novo por aquela”. (Filosofia Del Derecho, Ed. Claridad, 1968, Buenos Aires, pg. 181)”.

    Já o termo “direitos morais” aparece positivado, pela primeira vez, e em diversos artigos, na Lei do Direito Autoral de 1973 (Lei nº. 5978/73): Art. 21. “O autor é titular de direitos morais e patrimoniais sobre a obra intelectual que produziu”.

    No dano moral, o “bem jurídico” ofendido consubstancia-se na lesão a direitos da personalidade. Ofendem-se, assim, “a dignidade da pessoa humana, seu íntimo, a honra, sua reputação, seus sentimentos de afeto” (Henri Mazeaud, Léon Mazeaud e André Tunc. Traité théorique et pratique de la responsabilité civile délictuelle et contractuelle, t. 1.º, 5.ª ed., Paris: Montchrestien, 1957, n. 308, p. 387).

    Mais tarde o tema foi elevado ao patamar constitucional. A Constituição Federal de 1988 reza: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, (...) V - e assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    É o que reflete a Súmula 37 do STJ: “São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato”.

    Assim sendo, o inevitável constrangimento frente aos provedores de suas necessidades vitais configura um dano “in re ipsa”, mormente quando consignado que a reiterada a conduta patronal em atrasar o pagamento dos salários. (...)

    O direito fundamental ao trabalho (CF, art. , caput) importa direito a trabalho digno; cuja vulneração gera o direito, igualmente fundamental, à reparação de ordem moral correspondente (CF/88, art. , V e X).

    Nesse sentido, os tribunais de segunda instância darão exemplo aplicando com ponderação a incidência de dano moral (in re ipsa) e de dano material decorrentes do atraso e parcelamentos de salários.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações420
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dano-material-e-moral-convergencias-e-afinidades/514064154

    Informações relacionadas

    Professor Rodrigo Palomares, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    As três espécies de dano material

    Notíciashá 13 anos

    Danos materiais

    Notíciashá 13 anos

    Dano material nos juizados

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 16 anos

    Dano material. Prejuízos precisam ser comprovados

    Petição Inicial - TJMG - Ação de Reparação por Danos Morais e Materiais em Virtude de Incêndio em Propriedade Rural - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)