Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Diretor de presídio de MG é afastado após fotos de presos nus em pátio

Imagens foram denunciadas pela Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Estado confirmou ação ao g1 e informou que providências foram tomadas; caso será investigado pelo MPMG.

há 3 anos


Uma ação de policiais penais com detentos da penitenciária de Formiga foi alvo de denúncia esta semana. Imagens que circulam em redes sociais mostram os presos sentados enfileirados, nus e alguns deles algemados no pátio da penitenciária.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), responsável pela administração da unidade, confirmou o fato ao g1 nesta quinta-feira (11) e informou que o diretor-geral da unidade, Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo.

A denúncia foi feita pela Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. A reportagem entrou em contato com a presidente da associação, Maria Tereza dos Santos, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

O promotor de Justiça de Formiga Angelo Fanelli Júnior informou à TV Integração que recebeu que recebeu, nesta quinta-feira (11), um ofício do Centro Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público para instaurar um procedimento investigatório. Ele informou que tinha recebidos algumas denúncias anônimas por meio da ouvidoria.

>>>> Curso de inglês para iniciantes.

>>>> Curso de inglês intermediário.

Ação


As imagens que circulam nas redes sociais mostram a ação, que segundo a Sejusp, foi um procedimento realizado na penitenciária de Formiga no dia 22 de outubro.

A Secretaria informou que era uma operação de retirada dos detentos e dos pertences das celas que ocorreu após "movimento de subversão da ordem". Ainda de acordo com a pasta, a atuação do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal ocorreu após queima de pedaços de colchões.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informou que um procedimento interno foi instaurado para apurar a motivação da realização das imagens e da veiculação.

"O Depen-MG ressalta que não compactua com qualquer desvio de conduta dos seus servidores e que todas as denúncias são apuradas, respeitando a ampla defesa e o contraditório", informou por meio de nota.

O diretor-geral da unidade foi afastado da função e o diretor-regional de Polícia Penal da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) assumiu interinamente a direção da unidade prisional em Formiga.

Fonte e publicação original: G1.

Foto: Reprodução/Twitter

VEJA TAMBÉM:

Mapas Mentais para Carreiras Policiais


👉👉👉👉 Conheça esse material que pode lhe ajudar a conquistar a tão sonhada vaga num concurso público de carreira policial.

Saia na frente dos seus concorrentes e pare de ficar vendo os outros serem aprovados clicando AQUI agora mesmo. ✔️✔️✔️✔️

Lembre que seu concorrente também está vendo essa publicação.

Macetes e Mnemônicos para qualquer concurso


⏩⏩⏩ Conheça essa novidade. Material totalmente atualizado e que utiliza uma técnica exclusiva para associação do conteúdo. Saiba mais sobre essa oportunidade clicando AQUI. ✅✅✅✅


Baixe GRÁTIS amostras de petições editáveis:


✅✅✅ Combo Mega Petição acesse AQUI. ✔️✔️✔️✔️



  • Sobre o autorFique por dentro de todas as atualidades no mundo jurídico!
  • Publicações81
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações127
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretor-de-presidio-de-mg-e-afastado-apos-fotos-de-presos-nus-em-patio/1314220224

Informações relacionadas

Alexandra Lisboa, Advogado
Artigosano passado

E os bens pessoais que foram presos junto com o detento em flagrante? É devolvido?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Peter Nk
2 anos atrás

Sou vítima de tortura em orfanato é inadmissível as barbáries feitas pela polícia penal e militar estamos cansados de ver cotidianamente esses abusos tem facilitar a prisão dos agentes de seguranças e tratar também como bandido pois quem tortura ou bate em reeducando vira bandido, deve se usar algemas neles como usa excessivamente em presos pois não respeita sumula 11 STF não deve ser menos deve ser na medida deles como trata reeducando comum, cansado de bandido de farda e a conivência de vamos apurar investigar e demora décadas para punir esses monstros do estado opressor ! continuar lendo

Apae Palmeira Pr
2 anos atrás

mmmm, continuar lendo