Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

É condenável que juízes decidam visando aplausos, diz ministro Marco Aurélio

Publicado por DR. ADEvogado
há 6 anos

Nos “tempos estranhos” que o Brasil vive, os profissionais do Direito, especialmente os magistrados, devem se aferrar à Constituição e a seus princípios, sem mudar de entendimento para agradar parcelas da sociedade. Essa é a visão do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal.

Para o ministro, magistrados não podem aplicar a lei de forma diferente dependendo da ocasião ou dos envolvidos no processo. “Na arte de interpretar, precisamos atuar com pureza na alma. E sem ‘juizite’: não podemos pretender fixar para o caso concreto o que pensamos da vida em sociedade. Não há campo para o Direito alternativo. Mas temos vozes na magistratura que se aproximam desse enfoque”, disse o ministro nesta quinta-feira (1º/11). Ele participou de evento na Associação Brasileira de Direito Financeiro, no centro do Rio de Janeiro.

Segundo Marco Aurélio, o Brasil passa por “tempos estranhos”, uma “verdadeira encruzilhada”. Nesse cenário, apontou, os profissionais do Direito devem ter uma visão ortodoxa, de apego à Constituição e a seus princípios.

“Não podemos nos transformar em camaleões e mudar de cor segundo as circunstâncias reinantes. Verificamos o abandono de princípios, a perda de valores, o dito passa pelo não dito, o certo pelo errado e vice-versa. Tudo é agravado pelos aspectos suscitados pela mídia e pela velocidade das redes sociais. Nesse contexto, a postura que geralmente se adota é a politicamente correta, a merecedora de aplausos. Adota-se a hipocrisia, o que é condenável”, criticou o vice-decano do Supremo.

Além disso, Marco Aurélio ressaltou que a “democracia, e é bom falarmos disso nesses tempos de expectativa maior, é um bem em si mesmo”. Para preservar esse sistema e a liberdade, os juízes constitucionais devem agir com amor, destacou o ministro.

(Por Sérgio Rodas / Fonte: Conjur)

_________________________________________________

-> TOP KIT JURÍDICO - 14X1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica / Exclusão ICMS do PIS/CONFINS /Revisão da Vida Toda / Bancário / Previdenciário / Penal - CONFIRA!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

-> BANCO DE PETIÇÕES - 20 MIL MODELOS DE PETIÇÕES, ATUALIZADAS, PRONTAS E EDITÁVEIS EM WORD!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1738
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-condenavel-que-juizes-decidam-visando-aplausos-diz-ministro-marco-aurelio/643967996

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Também é condenável que ministro decida em agradecimento à indicação de sua filha, com menos de 40 anos, para o TRF2.

Também é condenável que o princípio da colegialidade seja ignorado, pois se a decisão do pleno não lhe agradou, você banca o mimadinho birrento e decide como quer.

Também é condenável que em 2009 tenham mudado a jurisprudência sobre prisão após 2ª instância, só porque o Mensalão virou ação penal em 2007 e passou a ser julgado em 2012, sob a nova visão.

Também é condenável que, após a prisão de Lula, o ministro ficasse pressionando e até tentando ridicularizar com indiretas a ministra Carmén Lúcia, só porque ela não pautou as ações que visam libertar os maiores corruptos da história brasileira, quiça mundial. Como se a jurisprudência devesse mudar toda vez que alguém que lhe convém é afetado por ela ... sim, porque os pobres continuaram na prisão né?!

Pode ser que existam juízes que queiram os aplausos e reconhecimento do seu povo .... mas há ministros iguais a você que querem o aplauso dos que podem pagar mais de um milhão a um advogado. continuar lendo

Acrescentando: Também é condenável que Ministros do STF sejam nomeados por parentes.
"* Marco Aurélio Mendes de Farias Mello (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1946) é um magistrado brasileiro, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 13 de junho de 1990, tendo sido nomeado pelo então presidente da República Fernando Collor de Mello, SEU PRIMO." (https://epoca.globo.com/tudo-sobre/noticia/2017/02/marco-aurelio-mello.html) continuar lendo

Gente, tô gostando do Toffoli presidente. Me surpreendeu bem. continuar lendo

Nobres colegas, O ministro Marco Aurélio deveria fazer este discurso para o Gilmar Mendes e o Lewandowski, como também, deveria gravar este discurso para ficar ouvindo em sua casa. continuar lendo

Antes de conhecer essa figura chamada Marco Aurélio, cheguei até a dizer que era um grande jurista, mas depois que fiquei sabendo que é parente do "Caçador de marajás" Fernandinho do Pó, caiu tudo por terra. Hoje vejo esse senhor no Supremo, mais Levandowisk, Gilmar Mendes, Tófoli, vejo que nossa justiça está virada em uma QUADRILHA. Engraçado que o Barroso humilhou o Gilmar Mendes ao vivo e com todo merecimento, até porque quem está vislumbrando aplausos de bandidos, soltando os mesmos a torto e a direita, é o senhor excelentíssimo eminente super-mega juiz Gilmar Mendes.
Sérgio Moro terá a chance de limpar de vez a mancha suja deixada pelo Desgoverno do Petralha há 16 anos atrás. Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de TODOS! continuar lendo

Mas é muita desfaçatez dele dizer isso. É o roto falando do rasgado.

PQP! continuar lendo

Olha quem "fala" continuar lendo