Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Empresa de celulose é condenada por discriminação na demissão de funcionário com aracnofobia

Publicado por O Direito Agora
ano passado

A 5ª Turma do TRT-MG manteve por unanimidade, a sentença da 1ª Vara do Trabalho de João Monlevade que condenou uma empresa do ramo de papel e celulose de Minas Gerais por discriminação contra um trabalhador que apresentou aracnofobia (medo intenso de aranhas) e teve recomendação médica de remanejamento de função. A empresa colocou o trabalhador de férias e, em seguida, dispensou-o sem justa causa. Na decisão a empresa foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais e os salários do período, desde o afastamento até a obtenção do novo emprego.

Em sua defesa a empresa alegou que a consulta médica que indicou o remanejamento foi realizada quando o trabalhador já estava de férias e que a dispensa ocorreu por redução de quadro da empresa e baixa produtividade do empregado. No entanto, o juiz convocado Paulo Emílio de Vilhena Silva, relator do caso, observou que a empresa não apresentou recibo de férias, com a comunicação antecipada sobre sua concessão, nos termos do artigo 135 da CLT. Além disso, não houve prova a respeito do desempenho do trabalhador.

Na decisão, foi explicado que o termo discriminar está associado ao caráter infundado de uma distinção. E, para se ter clareza da discriminação, não basta identificar as suas manifestações, mas, sobretudo, as razões que as ensejaram.

Para o relator, a empresa optou pela dispensa em vez de fazer o remanejamento, configurando prática discriminatória e está em desacordo com a Lei 9.029/1995.

🌐 Leia mais em: www.odireitoagora.com

📰 Siga no Instagram: @odireito.agora

🔎 Fonte: TRT-3 (PJe: 0010425-50.2021.5.03.0064)

  • Publicações136
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-celulose-e-condenada-por-discriminacao-na-demissao-de-funcionario-com-aracnofobia/1771172930

Informações relacionadas

Henrique Santos, Advogado
Artigoshá 2 anos

O patrão pode impedir o uso do banheiro?

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 2 anos

TRT-18 reconhece vínculo empregatício de homem contratado como PJ

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 10 meses

Operador de caixa obrigado a comprar livros para cumprir meta deve ser indenizado.

Willian Prates, Advogado
Artigoshá 6 anos

A mulher e o assédio moral no local de trabalho

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasano passado

Paralisia da execução por falta de bens do devedor não dá margem ao reconhecimento da supressio

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bem bizarro... Millenials... continuar lendo