Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Ex-doméstica que estudou com livros retirados do lixo se forma em Direito

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


A ex-empregada doméstica Andreia Tavares, 31 anos, é fonte de uma história incrível de perseverança e superação.

Recentemente, ela se formou em Direito, passou no exame da OAB, fez concurso para a Polícia Militar de Goiás e se tornou aspirante a oficial (estágio preliminar antes de se tornar tenente).

Em 2003, então com 15 anos, ela deixou seu estado-natal, o Pará, ao lado do marido e de seu filho de um ano em busca de melhores condições de vida.

José Francisco, esposo de Andreia, trabalha como gari para a Prefeitura de Goiânia (GO) e relata que era comum pegar livros do lixo para a mulher, que os lia no barraco de lona onde viviam, sem banheiro, sem condições de pagar aluguel.

Ex-domstica forma direito passa concurso

José, o filho e Andreia, quando chegaram a Goiás

“Eram livros literários. Eu lia todos. Isso me ajudou a obter uma nota 890 na redação do ENEM e fez a diferença para ganhar a bolsa 100% do curso de Direito”, conta Andreia.

Quando a situação financeira da família melhorou, eles conseguiram se mudar para um cômodo de 30 metros quadrados com uma cama e um fogão; eles guardavam as roupas e utensílios de cozinha em caixas de papelão.

Ex-domstica forma direito passa concurso

Andreia e o marido José

Andreia trabalhou como empregada doméstica por sete anos, sempre de olho no sonho de ingressar na faculdade. De dia, ela limpava casas, à noite, passava horas lendo livros. Sua avidez pela leitura lhe rendeu bons frutos.

Com um bom desempenho no Enem, a ex-doméstica conseguiu uma bolsa de estudos com 100% de desconto pelo ProUni e ingressou na faculdade de Direito. Após, passou no exame da OAB.

Ex-domstica forma direito passa concurso

Andreia e sua família

Logo prestou concurso para a Polícia Militar de Goiás para os cargos de cadete e soldado. Concorrendo com outras duas mil mulheres, passou nos dois.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

Efetivada, Andreia, José Francisco e o filho, Cristhyan Tavares, 16 anos, vivem uma vida tranquila e cheia de gratidão. “Somos felizes demais. Desde que entrei na Polícia Militar, a nossas vidas mudaram para melhor… Hoje temos casa própria, tenho um carro pra andar… meu esposo tem uma moto. A qualidade de vida é outra”, agradece.

Ex-domstica forma direito passa concurso

Com o caminho bem-sucedido percorrido pela esposa, agora é a vez de José Francisco, 37 anos, se dedicar aos estudos.

“Vai voltar sim. Ele só tem a 8ª série, mas vai fazer o EJA – Educação de Jovens e Adultos. Faculdade ele ainda não decidiu, por enquanto ele quer terminar o ensino médio”, concluiu Andreia, animada.

(Fonte: SNB)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

✔️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2746
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-domestica-que-estudou-com-livros-retirados-do-lixo-se-forma-em-direito/806902570

Informações relacionadas

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

"Venci", diz Ex-Catadora de Latinhas que passou em Concurso

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

História de vida sensacional. A vida não é fácil para ninguém, e a partir desse princípio, cada qual precisa buscar oportunidades para reverter a situação em que se encontra. O Brasil, apesar de muitos criticarem, é um País de oportunidades; oportunidades para quem luta, persiste, persevera, acredita, enfim, são milhares de ofertas de emprego todos os dias, e basta, boa vontade e perseverança que naturalmente as coisas mudarão. Vendo essa história também lembrei da minha que foi muito difícil, cuidando da família com dinheiro vindo da venda de picole, na rua, e hoje, já me encontro estabilizado. Enfim, só gratidão a DEUS pela saúde, força e oportunidades. continuar lendo

Devemos enaltecer a superação e garra da Andreia e de sua família, mas está longe de ser uma história '' sensacional''. Não vou embelezar as mazelas que eu vi nesta trajetória. Jamais uma vida deveria ser tão sofrida. Na narrativa, já percebo a primeira falha do Estado, quando vejo um casal muito jovem abandonando toda uma vida, indo para longe de sua família, para tentar dar sustento ao recém nascido. Ela, ainda uma criança e ele muito jovem. Ambos, muito provavelmente, não tiveram a educação sexual devida e, por desconhecimento quanto aos métodos contraceptivos, acabaram tendo uma criança muito cedo, o que prejudicou todo um futuro. Depois mais diversas omissões do Estado. Por que ela teve que recorrer ao lixo para ter livros? Onde estavam as bibliotecas públicas? Por que moravam em um barraco sem saneamento básico? Onde estavam as casas populares para atender essas pessoas carentes? Enfim, parabéns a Andreia pela superação, mas eu jamais vou considerar esta história como '' bela'', tampouco vou exigir que outras pessoas nas mesmas condições logrem êxito em suas ambições. Só espero que melhoremos como sociedade e que histórias como esta não precisem se repetir. continuar lendo

Melhor comentário! continuar lendo

Nossa esta matéria vai servir como um antídoto para minha vida, as vezes coloco tanto obstáculos. História de vida maravilhosa. continuar lendo

Meritocracia. continuar lendo