Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fontes: AGU confirma multa contra dono de barco flagrado com quase uma tonelada de pescado sem autorização ambiental

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, sentença favorável mantendo multa de R$ 9 mil aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) contra o proprietário de um barco flagrado sem licença ambiental transportando material de pesca e quase uma tonelada de pescado.

    O dono da embarcação chamada "Luiz Negrão" entrou com pedido judicial de anulação da penalidade e dos autos de apreensão. Alegou que, no dia da ação do Ibama (21/8/2008), havia entrado nos limites do Parque Nacional do Cabo Orange, na região norte do Amapá, e aguardava socorro de um outro barco, quando foram abordados pelos fiscais.

    A correta aplicação da penalidade pelo Ibama foi defendida pelos procuradores da Procuradoria Federal no estado do Amapá (PF/AP) e da Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia ambiental (PFE/Ibama).

    As unidades da AGU sustentaram que o barco conduzia 1.250 braças de rede espera de nylon de plástico para pesca, sem que fosse apresentada a devida licença ambiental. Além disso, foram encontrados 980 quilos de pescado e outros materiais de pesca.

    Os procuradores destacaram que a irregularidade estava tipificada no artigo 92 do Decreto nº 6.514/2008, visto que a embarcação havia entrado em unidade de conservação com instrumentos próprios para caça, pesca ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais e minerais, sem autorização da autoridade competente. Defenderam, então, a legalidade da multa e apreensão da carga, conforme prevê os artigos 70, 72, inciso IV, da Lei nº 9.605/98 e nos artigos , inciso IV, e 134 do Decreto 6.514/2008, que visam coibir abusos e danos ao meio ambiente, por meio do poder de polícia do Ibama na proteção da fauna brasileira.

    O pedido foi julgado pela 2ª Vara da Seção Judiciária do Amapá, que acolheu os argumentos das procuradorias da AGU e decidiu pela improcedência da ação. Trecho da sentença ressalta que não é razoável anular o ato administrativo, "o qual possui presunção de legitimidade, com base em simples afirmação do autor de que não estava realizando atividade de pesca no Parque Nacional do Cabo Orange, e que somente adentrou essa área para proteger-se do mau tempo, sobretudo diante da grande quantidade de peixe e dos instrumentos de pesca que foram apreendidos na embarcação".

    A PF/AP e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 2009.31.00.002206-1 - 2ª Vara da Seção Judiciária do Amapá.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fontes-agu-confirma-multa-contra-dono-de-barco-flagrado-com-quase-uma-tonelada-de-pescado-sem-autorizacao-ambiental/113100191

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)