Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

INSS envia carta aos segurados sobre revisão do benéfico do art 29, II

Estorno de revisão de beneficio.

Publicado por Roberta Dantas
há 8 anos

O INSS enviou cartas para os beneficiários de Auxílio Doença, Pensão por Morte e Aposentadoria por Invalidez que tiveram seus benefícios calculados de forma diferente ao artigo 29 da Lei 8213/91.

Porém, são vários os casos em que o beneficiário, seguindo a orientação vinda por carta do próprio INSS, compareceu a agência sendo lhe negado seu direito! Tendo a noticia de que a revisão do seu beneficio estava cancelada!

O INSS alega que revisou o benefício qual o segurado recebia ou ainda está recebendo, mas que tal revisão está errada e aquele aumento no benefício, não existe! E o pior, está chamando os segurados para devolver valores!

O fato é que em 2012 o INSS, devido à decisão nos autos da Ação Civil Pública n. 0002320.59-2012.4.03.6183/SP que homologou acordo entre o sindicato, INSS e MPF, foi obrigado a revisar todos os benefícios concedidos errados anteriormente.

A regra da Lei 8213/91 era e é clara, pois de acordo com o art. 29, inciso II, todos os benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte deveriam e devem ser concedidos descontando-se os 20% menores salários-de-contribuições.

Mesmo assim, contrariando a Lei, o INSS passou a conceder benefícios sem tal desconto, ou seja, com base em 100% dos salários-de-contribuição. Revistos todos os benefícios pelo INSS no ano de 2012, ele passou a enviar cartinha aos segurados informando sobre o aumento de seu benefício e que os valores em atraso (atrasados desde 17/04/2007) seriam pagos de acordo com um cronograma.

O INSS, contrariando o próprio entendimento, decisão judicial e legislação federal, começou a enviar ao segurados novas cartinhas afirmando que tal revisão estava errada. Segundo o que consta nessas cartas, não somente a revisão foi feita errada, como o valor do benefício foi reduzido e os valores já pagos deverão ser devolvidos!

A atitude do INSS é desprovida de qualquer fundamento legal, contrariando decisão judicial e entendimento pacificado pelo STJ acerca da irredutibilidade do valor do benefício, e da impossibilidade de devolução de valores recebidos de boa-fé e à título de verba alimentar.

Os segurados que recebem tais benefícios (de Auxílio Doença, Pensão por Morte e Aposentadoria por Invalidez) e receberam essa carta do INSS devem ficar atentos e buscar ajuda jurídica, a única via será a judicial.

Fontes:

· Constituição Federal em seu artigo 194, parágrafo único, inciso IV;

· STJ;

· Princípio do Direito Previdenciário: irredutibilidade dos benefícios e preservação do valor real dos benefícios.

https://robertadantasadv.com/

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada
  • Publicações53
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9763
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-envia-carta-aos-segurados-sobre-revisao-do-benefico-do-art-29-ii/385346562

Informações relacionadas

Calgaro Adv Associados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Diferenças dos valores dos benefícios serão pagas em maio pelo INSS

Manuel Alonso Groba, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de execução de Sentença contra o Inss pelo não cumprimento do acordo celebrado do Art. 29

JHEYNE COSTA ADVOGADA , Advogado
Artigosmês passado

Quem tem HIV tem direito ao bpc/loas?

Petição Inicial - Ação Parcelas de benefício não pagas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Revisão do artigo 29, II, do INSS: Resumo para Advogados

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Jeferson Hofstadler
7 anos atrás

A presença do advogado sempre se faz relevante e na presente abordagem, ainda que tenhamos uma fase administrativa, imperioso que o beneficiário se faça acompanhar dos esclarecimentos, ou do contraponto jurídico. Sabemos que o "convite" realizado aos beneficiários irá, em muitos dos casos, frear os pagamentos e para o beneficiário que estiver munido de subsídios técnicos isso fará muita diferença para a movimentação processual, que se fizer necessária. continuar lendo

Roberta Dantas
7 anos atrás

Prezado Dr. Jeferson,
E nesse caso especifico, só a via judicial será capaz de reverter a situação, pois administrativamente o INSS esta negando tudo e mais um pouco.
Lembrando que aqueles que não aceitaram , na época,, o tal acordo e preferiram a via judicial receberam um valor bem maior, bem mais relevante, ainda que a justiça demore um pouco mais. Então, caso a caso a avaliação técnica de um advogado é necessária.
abraços continuar lendo

Cristovao Ornellas
6 anos atrás

Prezado Doutor Jeferson, Fui aposentado pelo INSS em 2005, por invalidez, após uma longa batalha judicial, na ocasião nas dependências do próprio Órgão, mas ao apresentarem o valor do benefício, sem ter conhecimento de índice e em razão da doenca que me atormentava, pois estava sem tratamento adequado (Parkson) e Cardiopatia com colocacão de vávula aórtica, fui obrigado a aceitar, pois senão ficaria anos esperando a solucão. Enfim, só muito tempo após fiquei sabendo que calcularam em 100% e não os 8o% s/salário de benefício, em 2010, entrei com acão de Revisão, negaram-me, alegando acordo homologado, agora fiquei sabendo que com a Acão Civil Pública n.0002320.59.2012..40.4.036183/SP, derruba esse acordo. continuar lendo

Sandra Inhesta
3 anos atrás

Eu não recebi essa carta...vc liga no 135 diz q eu tenho direito....diz para acompanhar no App Meu Inss...outra no App diz q meu benefício foi revisto com credito em conta bancária..mas o próprio 135 não sabe dizer q banco está...essa mensagem está a anos.....complicado. continuar lendo

Tenho uma revisão artigo 29 pra receber emais maio de 2021 são se o valor continuar lendo