Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Justiça do Trabalho reconhece vínculo de emprego de motorista com a Uber

Publicado por Cibele Von Grol
há 3 anos

Os julgadores da 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais reconheceram o vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a Uber.

O juízo de 1º grau havia negado o pedido do trabalhador, que interpôs recurso e sustentou que o vínculo empregatício devia ser reconhecido pois presentes os pressupostos dos artigos e 3 º da CLT.

Vale relembrar os requisitos do vínculo: subordinação, onerosidade, não eventualidade, pessoalidade e serviço prestado por pessoa física.

Na decisão, a 11ª turma fundamentou que havia subordinação por meio do aplicativo, com controle de produtividade, horário e normas de conduta; não eventual porque o motorista não tinha autonomia para escolher os dias e horários das corridas, podendo sofrer suspensões temporárias se recusasse as corridas; pessoal, uma vez o profissional, pessoa física, prestou serviços de motorista em prol da empresa reclamada, mediante cadastro individualizado na plataforma da Uber; e onerosa, na medida que a atividade era remunerada pela Uber, que efetuava os repasses pelas viagens realizadas, sem qualquer autonomia do motorista em fixar seu preço.

O relator ressaltou ainda que a atividade da Uber não pode ser vista como um contrato de aluguel da plataforma mediante pagamento de taxa, uma vez que é ela quem dita as condições em que os serviços devem ser prestados, o preço do serviço, além de manter rígido e eficiente o controle eletrônico das atividades do profissional cadastrado.

Para mais informações confira a notícia e a decisão na íntegra:

https://portal.trt3.jus.br/internet/conhecaotrt/comunicacao/noticias-juridicas/justiça-do-trabalho-reconhece-vinculo-de-emprego-de-motorista-comauber?utm_campaign=reconhecimento_de_vinculo_com_a_uber&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

  • Publicações3
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações204
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-reconhece-vinculo-de-emprego-de-motorista-com-a-uber/1177524011

Informações relacionadas

Tania Dantas, Administrador
Notíciashá 4 anos

Motorista de aplicativo não consegue reconhecimento de vínculo de emprego

Henrique Matos, Advogado
Artigoshá 3 anos

A Defesa do Vínculo Empregatício de Motoristas de Aplicativo

Gabriel Pacheco, Advogado
Notíciashá 2 anos

Afastado vínculo de emprego entre motorista e aplicativo de transporte de passageiros

Vínculo empregatício entre Uber e motorista

Guilherme Bachiao, Advogado
Notíciashá 3 anos

Justiça do Trabalho reconhece vínculo de emprego de motorista com a Uber.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)