Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Ministro afasta necessidade de procuração para análise de recurso em habeas corpus

Gilmar Mendes aplicou ao caso jurisprudência do STF e ressaltou que não se pode restringir a via do habeas corpus à defesa.

Publicado por Ponto Jurídico
há 3 anos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assegurou que um recurso interposto em habeas corpus seja analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sem que a defesa tenha de apresentar instrumento de mandato (procuração). A decisão foi proferida no Habeas Corpus (HC) 199322.

A defesa da ex-juíza federal Maria Cristina de Luca Barongeno narrou que o habeas impetrado no STJ teve trâmite negado pelo relator e que o agravo regimental contra a decisão monocrática não foi admitido, porque não foi juntada a procuração quando da interposição. No STF, os advogados da ex-magistrada sustentaram que, no âmbito de habeas corpus, não estão obrigados a apresentar procuração para obter a análise monocrática nem para recorrer ao colegiado ou à instância superior.

Jurisprudência

Para o ministro Gilmar Mendes, não se pode restringir a via do habeas corpus à defesa. "A jurisprudência desta Corte já assentou que a prova do mandato é inexigível tanto para o recurso quanto para a impetração, independentemente de o pedido ser feito a Tribunal de apelação ou de instância superior", destacou.

Portanto, ele afastou a exigência de mandato como requisito de admissibilidade do agravo regimental e determinou que o STJ prossiga no julgamento do recurso. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Leia a íntegra da decisão.

CLIQUE AQUI para ler mais notícias...

  • Publicações1389
  • Seguidores244
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-afasta-necessidade-de-procuracao-para-analise-de-recurso-em-habeas-corpus/1195620981

Informações relacionadas

Priscylla Souza, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de peça: Habeas Corpus com Pedido Liminar

Petição Inicial - TJBA - Ação Relaxamento da Prisão por Excesso de Prazo para Formação da Culpa ou Revogação da Prisão Preventiva - Prisão Domiciliar - Relaxamento de Prisão - contra Juizo da Vara Crime de Inhambupe

Pedido - TJSP - Ação Comunicação do Cumprimento do Mandado de Prisão - Comunicado de Mandado de Prisão

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

Toda procuração se extingue com o falecimento do Outorgante?

Petição Inicial - TJMS - Ação Relaxamento da Prisão Preventiva com Pedido Subsidiário de Revogação da Prisão Preventiva - Relaxamento de Prisão

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Justo continuar lendo

Boa noite tudo bem amigos continuar lendo