Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Não é a maconha! Álcool é a 'porta de entrada' das drogas, aponta pesquisa

há 8 anos

No a maconha lcool a porta de entrada das drogas aponta pesquisa "A maconha é a porta de entrada das drogas". Quem nunca ouviu isso? Bem, agora a ciência nos ajuda a acabar com esse mito.

O álcool é a primeira substância consumida por pessoas que mais tarde apresentam problemas com o uso de drogas. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada neste mês no Journal of School Health, nos Estados Unidos, e que você pode acessar aqui.

Pesquisadores da Texas A&M University e da University of Florida avaliaram os padrões de uso de drogas nos Estados Unidos ouvindo 2.835 estudantes.

A pesquisa informa ainda que o consumo de álcool entre os jovens, na maioria das vezes, precede do uso de tabaco ou maconha. Há também uma relação entre a idade em que os jovens começam a consumir álcool e a predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

"Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas e também o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde".

A conclusão é: "Nossos resultados apontam que quanto mais cedo ocorre o contato com álcool, mais provável é que as pessoas se envolvam com o uso de substâncias ilícitas no futuro".

Estudos anteriores já apontavam a total falta de veracidade na frase de que "a maconha é a porta de entrada das drogas". Mas apontar o álcool como o grande vilão é novo. E esclarecedor também.

De Rafael Nardini, via BrasilPost


Aproveito para te convidar a acessar o meu blog. Lá tem textos como esse e muito mais!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3621
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-e-a-maconha-alcool-e-a-porta-de-entrada-das-drogas-aponta-pesquisa/301311906

Informações relacionadas

Caio Rivas, Advogado
Notíciashá 8 anos

Cientistas afirmam que maconha não é "porta de entrada" para outras drogas

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Notíciashá 9 anos

Maconha é menos mortal que álcool e tabaco, afirma estudo

Joyce Ramos de Oliveira, Advogado
Artigoshá 9 anos

O uso precoce de bebidas alcoólicas e o papel fundamental da família e da escola para a sua prevenção

Paulo Moleta, Advogado
Artigoshá 9 anos

10 razões para não legalizar as drogas

Fátima Miranda, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Maconha X Álcool: qual dessas drogas causa maiores danos à sociedade? Qual a sua opinião?

36 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que espanta é que apesar da "evolução" da civilização, do conhecimento e da queixa do homem moderno de que é mais inteligente e preparado que nossos antepassados do século passado, ainda vemos apologias ao consumo de álcool e tabagismo, e é sabido que ambas drogas permitidas são "pré-requisito" para o consumo das demais.
Muitos consomem álcool e negam veemente sua dependência, mas, ao serem confrontados com a possibilidade de ingerir, por exemplo, uma cerveja sem álcool, resistem "porque não tem graça". E não percebem "que não tem graça" porque não supre a dependência do álcool. continuar lendo

A nossa hipocrisia é muito grande, Michael. continuar lendo

Não é só isso. É ruim mesmo Michael.
Já provei e não gostei.
Mas raramente tomo a com álcool, porque não gosto mesmo de cerveja.
O que não quer dizer que não faça uso de bebidas alcoólicas. Gosto de vinho e de um bom whisky.
Mas isso de forma alguma me induz a fazer apologia ao uso de álcool. continuar lendo

A sociedade acha que beber é um evento social importante. Fumar também já foi (até mais). Só que fumar diminuiu ante a reprovação social, mas o álcool continua em alta. Concordo, vejo muita gente que bebe até cair, porque se não for assim, não é divertido. O que esperar de gente assim? (e que tem aos montes ao nosso redor?) continuar lendo

Sério que tabaco também incita a outras drogas?
Devo ser uma extra terrestre, pois fumo a 20 anos, aprecio uma cerveja ocasionalmente e nem maconha fumei!
E assim conheço várias outras pessoas!
O álcool em sí não é o problema, o problema é o vazio que faz com que as pessoas abusem! continuar lendo

Pedro:
Eu estou bem mais propenso a me preocupar com quem quer viver e ser produtivo do que com quem procura no que se viciar e arrumar desculpas para isso.
Por mim, libera geral e vamos arrecadar impostos, parar de dar dinheiro para o tráfico e de gastar dinheiro bom para sustentar gente ruim nas cadeias.
A grande droga que está acabando com o Brasil não se chama maconha e sim corrupção. continuar lendo

Sem dúvidas? Vocês são loucos ou o que? Quebrando paradigmas de forma superficial é criar novos paradigmas, Ou seja, há continuidade de paradigmas e não o fim deles.

Tem gente que se droga justamente para ser produtivo. Não é a toa que a cafeína, anfetamínicos e até mesmo o uso de ritalina faz sucesso na sociedade. Certa vez um colega de trabalho me ofereceu um profissional que receitava metilfenidato, a fim de me ajudar nos estudos.

Pois bem, é esse ode a produção que o José Roberto tanto venera que também está destruindo o próximo, com sua competitividade, acabando com os recursos naturais, demandando cada vez mais do ser humano, preso ao stress e pressões cotidianas.

Afinal, amor, respeito e honestidade não são produtos de uma sociedade produtiva. Além disso, o uso de drogas não deve ser alisado de forma isolada. Experimentos com ratos demonstram que tal animal deixa de usar morfina quando exposto a um ambiente saudável. Em lugares estressantes e poucos sadios, utiliza a droga até chegar a overdose.

Podem escrever, enquanto o ode ao dinheiro, sucesso, a produtividade, competição continuar, o homem continuará se drogando, na forma de estimulantes ou depressores, a fim de minimizar o caos de uma sociedade que demanda cada vez mais de nós mesmos. continuar lendo

Modernize e disfarce seu discurso Persefone.
Talvez eu tenha algo de louco, mas não de incoerente. continuar lendo

Eu iria mais adiante. Acho que o álcool não é só a porta de entrada para as demais drogas. O álcool é a porta de entrada, em maior ou menor medida de quase todos os crimes que existem na nossa sociedade atual, seja os com violência ou grave ameaça até as pequenas brigas de vizinho que atulham os Juizados Especiais. continuar lendo

Na minha visão, damos pouca importância para os nefastos efeitos do álcool em nossa sociedade e insistimos em incentivar cada vez mais o uso.

Associamos o álcool a tudo: esporte, lazer, felicidade, tristeza, comemoração, ...

Tudo acaba em álcool (e não em pizza)! continuar lendo

Ola Pedro.

Se acabasse só em álcool ou em pizza estava bom. O problema é que termina em um monte de homicídios, lesões corporais, acidentes de trânsito e toda sorte de problemas para as famílias e para o sistema Jurídico e penal. continuar lendo

Existe a porta de entrada, não porta de entrada para outras drogas. A porta de entrada para outras drogas é o traficante. A porta de entrada, isto é, a primeira droga que a sociedade usa, é o álcool. Agora, se o álcool estimulasse o uso de outras drogas, estaríamos perdidos, teríamos uma cracolândia em todas as esquinas. continuar lendo

Muito boa a análise. Sempre achei mais forte essa relação (colaborativa) do álcool com o uso de outras substâncias lícitas/ilícitas, do que a maconha. continuar lendo

Pois é. O álcool é por demais perigoso e nós achamos que "não dá nada". continuar lendo