Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Nova Data! STF marca julgamento da Revisão do FGTS

Publicado por Dica De Ouro
ano passado

Trabalhador poder ficar sem receber a multa de 40 do FGTS - Jornal Contbil - Contabilidade MEI crdito INSS Receita Federal e Auxlios

(imagem: jornal contábil)

Antes de começar, caso o doutor (a) queira aprofundar no assunto desta Tese, aproveite, e tenha em mãos diversos modelos completos e editáveis para te ajudar em suas ações... APERTE AQUI e se torne um especialista!

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou a data de julgamento da ação que defende a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por um índice de inflação, e não mais pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, como acontece hoje. O caso vai a plenário no dia 20 de abril deste ano. A discussão sobre o assunto está parada na Corte há mais de três anos.

A discussão do assunto tem como base a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.090/2014. O ministro Roberto Barroso é o relator da ADI.

Como a TR está próxima de zero desde o fim de 2017, o rendimento anual do FGTS é considerado muito baixo (pouco mais de 3% ao ano). Com isso, a correção não reflete o aumento geral dos preços.

A ideia é que esta cubra ao menos a inflação anual, fazendo com que os trabalhadores não sejam prejudicados, perdendo poder de compra ano a ano.

Entenda

A ADI 5.090 foi apresentada ao Supremo ainda em 2014, pelo partido Solidaridade. Já naquela época, o argumento era de que o Fundo do Garantia vinha acumulando um rendimento anual abaixo da variação inflacionária desde 1999, gerando perdas aos trabalhadores que têm contas vinculadas. Por isso, já se defendia a utilização de outro índice de correção para o saldo de FGTS (fosse IPCA, IPCA-E ou INPC). A situação se agravou com a TR próxima de zero, de 2017 para cá.

Em 2018, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) se posicionou contra a revisão do FGTS, jogando um balde de água fria sobre os trabalhadores.

Em setembro de 2019, no entanto, o ministro Barroso, do Supremo, concedeu uma liminar para suspender em todo o país a tramitação dos processos sobre a questão, até que o Suprema Corte bata o martelo sobre o assunto. Essa decisão reacendeu a discussão e a esperança dos cotistas em ter uma correção maior para seu patrimônio.

O julgamento final no STF chegou a ser marcado para o dia 13 de maio de 2021, mas o assunto foi retirado de pauta, devendo retornar agora em abril.

Advogados se dividem

Alguns advogados defendem que a revisão do FGTS a ser julgada pelo Supremo deveria ser feita para quem trabalhou com carteira assinada de 1999 (quando a variação da TR deixou de acompanhar os índices de inflação) até 2013. A limitação se explicaria pelo fato de ADI ter sido apresentada em 2014, referindo-se ao período decorrido até o ano anterior.

Outros especialistas, no entanto, defendem que a tese de estenderia até os dias atuais, uma vez que a TR continua sendo utilizada para corrigir o saldo de FGTS até hoje.

Se os ministros do STF concordarem com a revisão — são necessários 6 votos dos 11 ministros —, caberá a eles decidir sobre o alcance da decisão. É possível, por exemplo, que o Supremo decida em favor de todos os trabalhadores, mesmo os que ainda não ajuizaram ação judicial pedindo a correção maior do FGTS. Outra hipótese é restringir a revisão a quem já tiver movido um processo.

Agora, se você é advogado ou contador e deseja trabalhar e expandir seu número de clientes através da tese da Correção do FGTS, adquira hoje CLICANDO AQUI ou no link abaixo o material completo e editável, tornando-se um especialista da Correção do FGTS de trabalhadores.

📍Nova Correção do FGTS - Material p/ Advogados e Contadores

📍Revisão da Vida Toda PBC - Material Completo e totalmente editável para melhor adequação para a situação do seu cliente

  • Sobre o autorA força do direito deve superar o direito da força. (Rui Barbosa)
  • Publicações160
  • Seguidores738
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações239
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-data-stf-marca-julgamento-da-revisao-do-fgts/1755116116

Informações relacionadas

Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Pernambuco TJ-PE - APELAÇÃO CÍVEL: AC XXXXX-52.2018.8.17.2001

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

Atenção: STF marca nova data de julgamento para definir correção do FGTS

Célio Abrão Júnior, Advogado
Artigoshá 8 meses

Restituição do Pasep para Servidores Públicos: Decisão Recente do STJ e Como Reivindicar Seus Direitos

Dario Claro Alves, Advogado
Modeloshá 3 anos

Mandado de Segurança Preventivo ICMD

Sergio Marcondes, Professor
Artigoshá 6 anos

Recuperação Judicial e Falência - Resumo dos principais aspectos processuais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)