Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

NOVIDADE! Auxílio Doença Previdenciário deve ser considerado para Aposentadoria Especial

Quer entender tudo sobre essa importante decisão? Continue conosco e confira este direito!

Recente decisão do STF traz justiça para os segurados que atuam em atividade especial e até mesmo para aposentados que não puderam exercer este direito.

Quer entender tudo sobre essa importante decisão? Continue conosco e confira este direito!

O auxílio-doença é o benefício previdenciário destinado aos segurados que estão temporariamente incapacitados de exercerem suas atividades, seja por motivo de doença ou acidente.

Este auxílio é dividido entre duas classificações. Auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário.

A diferença entre esses dois tipos de auxílio é simples. O auxílio-doença acidentário é pago em razão de acidente ou doença do trabalho, já o auxílio-doença previdenciário é dedicado aos segurados que estão incapacitados em virtude de acidente ou doença sem relação com o trabalho do segurado.

Agora que você sabe essa diferença, poderá entender como a decisão do STF abre um precedente que irá ajudar muitos segurados na hora da aposentadoria!

O INSS na hora de fazer a contagem de serviço dos segurados que estão se aposentando considera como tempo de serviço o auxílio-doença acidentário, ou seja, aquele que possui relação com as atividades do trabalho.

A questão é que o segurado que passou por períodos de afastamento em razão do auxílio-doença previdenciário, não tem esse tempo contabilizado para aposentadoria.

Isso, na prática, é um grande prejuízo para o segurado e inúmeros casos foram parar na justiça para que o mesmo tratamento dado nos casos de auxílio-doença acidentário, seja aplicado aos segurados que ficaram afastados em razão de auxílio-doença previdenciário.

Como medida de justiça o STF determinou que isso seja corrigido e que o INSS seja obrigado a contabilizar todo o período do auxílio-doença previdenciário para o cálculo da aposentadoria.

Os segurados que já se aposentaram poderão solicitar revisão da aposentadoria, caso isso seja uma vantagem ao aposentado.

Caso o INSS não passe a adotar esse posicionamento nas futuras aposentadorias, o segurado poderá ingressar com uma medida judicial para garantir este direito.

Em caso de dúvidas, o segurado pode buscar o auxílio de um advogado previdenciário para correta identificação de seus direitos.

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.

Este artigo foi redigido por Laura Elisa Fernandes Porto Costa, OAB/MG 172.171.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações179
  • Seguidores72
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novidade-auxilio-doenca-previdenciario-deve-ser-considerado-para-aposentadoria-especial/1141192614

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)