Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

O STF adota a teoria da transcendência dos motivos determinantes?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

O STF adota a teoria da transcendncia dos motivos determinantes

Segundo o Informativo 808 do Supremo Tribunal Federal, o STF NÃO admite a “teoria da transcendência dos motivos determinantes”.

Isso porque, de acordo com a teoria restritiva, adotada pelo Supremo, apenas o dispositivo da decisão produz efeito vinculante. Assim, os motivos invocados na decisão (fundamentação) não são vinculantes.

Desse modo, considerando que o instituto da reclamação no STF é uma ação na qual se alega que determinada decisão ou ato usurpou competência do STF ou desrespeitou decisão proferida pelo Supremo, não é cabível reclamação sob o argumento de que a decisão impugnada violou os motivos (fundamentos) expostos no acórdão do STF, mesmo tendo caráter vinculante, pois somente o dispositivo do acórdão é vinculante.

Portanto, é possível dizer que a jurisprudência do STF entende que não cabe reclamação fundada na transcendência dos motivos determinantes do acórdão com efeito vinculante.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9738
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-stf-adota-a-teoria-da-transcendencia-dos-motivos-determinantes/320417607

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O que consiste a teoria dos motivos determinantes?

Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal
Artigoshá 9 anos

O que é a Teoria da Transcendência dos Motivos Determinantes?

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Artigoshá 8 anos

Abstrativização do controle difuso de constitucionalidade

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 6 anos

STF passa a acolher a teoria da abstrativização do controle difuso

Meu Site Jurídico
Artigoshá 5 anos

Teoria da transcendência dos motivos determinantes vs. Abstrativização do controle difuso

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Saudações, Dra.

Quanto ao informativo 808 do STF, citado para embasar vosso entendimento da não admissão da teoria da transcendência dos motivos determinantes pelo Pretório Excelso, ele (o informativo) não diz respeito apenas quanto ao não cabimento de reclamação fundada na referia teoria?

Segue trecho do informativo 808/ STF que trata sobre a teoria da transcendência dos motivos determinantes: "Entretanto, a jurisprudência do STF é firme quanto ao não cabimento de reclamação fundada na transcendência dos motivos determinantes do acórdão com efeito vinculante."

Att.

Vinícius César. continuar lendo