Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Partido dos Trabalhadores apresenta na PGR representação criminal contra Bolsonaro sobre Yanomami

A denúncia feita pelos Parlamentares menciona que os povos indígenas teriam sido "vítimas de ações e omissões criminosas, numa política de Estado orquestrada"

ano passado

O atual líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, e o próximo líder do partido na Casa, Zeca Dirceu, protocolaram, neste domingo, 22.01.2023, uma representação criminal da bancada contra o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro e a ex-Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves pela responsabilidade criminal e civil dos povos indígenas Yanomami no Estado de Roraima.

Também assinam o documento, encaminhado à Procuradoria-Geral da República, os Deputados Federais Maria do Rosário e Alencar Santana, pleiteando também a responsabilização dos ex-presidentes da FUNAI durante o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

Bolsonaro comenta fala de Lula sobre yanomamis Farsa da esquerda - Politica - Estado de Minas

A representação menciona que "os crimes perpetrados pelo ex-presidente da República e seus auxiliares diretos, mormente os envolvidos com as questões afetas à proteção dos direitos humanos e à proteção das comunidades indígenas estão fartamente documentados, tanto por instituições públicas nacionais, como por diversos atores privados (nacionais e internacionais), de modo que é despiciendo qualquer aprofundamento acerca da temática através da presente iniciativa".

Apontam os deputados que a finalidade do governo Bolsonaro seria de facilitar a exploração de garimpeiros, madeireiros e outras ocupações econômicas prejudiciais às terras. "Os responsáveis por esse genocídio não podem ficar impunes", pontuam. Assim, mencionam os mandatários que os povos indígenas yanomami teriam sido "vítimas de ações e omissões criminosas, numa política de Estado orquestrada e conduzida para levar à dizimação daquela comunidade em especial e de outros povos indígenas na região".

Além de investigação criminal, os autores do pedido solicitam que sejam realizadas tratativas do Ministério Público na região amazônica para instauração de procedimentos de investigações criminais ou reforçadas as investigações já existentes, "com o objetivo de identificar, acabar e responsabilizar os particulares responsáveis por garimpos ilegais na região, num esforço com as autoridades agora constituídas e efetivamente comprometidas com as populações indígenas". Os parlamentares pedem, inclusive, responsabilização financeira.

O atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e do general Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), visitou, no dia 21.01.2023, o Estado de Roraima, a fim de oferecer auxílio pelo governo federal às crianças Yanomami em situação de desnutrição. Na oportunidade, Lula mencionou ter visto um "genocídio" praticado pelo governo Bolsonaro.

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, mencionou que determinará a abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais no território indígena Yanomami.

A partir de segunda-feira (23), a Polícia Federal ficará responsável por apurar as responsabilidades e punir os culpados. “Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública.

Dados de 2022, divulgados pelo Ministério dos Povos Indígenas, revelam que 99 crianças Yanomami morreram em função do avanço do garimpo ilegal na região — e as vítimas foram crianças entre um a 4 anos, acometidas de desnutrição, pneumonia e diarreia.

Fontes: Exame e Gov.br

Siga-me no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gabriel-benedicto-reis-89b6291a5/

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações12
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partido-dos-trabalhadores-apresenta-na-pgr-representacao-criminal-contra-bolsonaro-sobre-yanomami/1741358683

Informações relacionadas

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciasano passado

Prova obtida em revista pessoal feita por segurança particular é ilícita, decide Quinta Turma

Arthur Sales, Advogado
Modelosano passado

[MODELO] Ação Cautelar de Separação de corpos

Ana Zan Mosca, Advogado
Artigoshá 2 anos

Pró musica é nomeada nova agência de ISRC no Brasil! Boas noticias arrecadação de carnaval.

Documentos diversos - TJMG - Ação Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Telefonica Brasil e Vivo

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não concordo com está denuncia absurda continuar lendo

Denúncia política. continuar lendo