Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Partido Novo questiona norma que restabeleceu voto de qualidade no Carf

Para a legenda, a lei tem propósito de aumentar a arrecadação de tributos federais.

Publicado por Ponto Jurídico
há 6 meses

O Partido Novo ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7548) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivos legais que restabeleceram o voto de qualidade (voto de desempate) no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e na Câmara Superior de Recursos Fiscais (CSRF).

Na ação, o Novo afirma que dispositivos da Lei nº 14.689/2023 reinstituem o “voto de qualidade pró Fisco”. A lei prevê que, em caso de empate nos julgamentos de disputas tributárias do Carf, o voto decisivo será da Presidência da sessão, ocupada por representante do Fisco, conferindo-lhe a prerrogativa de proferir dois votos, um ordinário e um voto de qualidade.

Segundo a legenda, a regra tem o propósito de aumentar a arrecadação de tributos federais e viola os princípios constitucionais do devido processo legal, da razoabilidade, legalidade, impessoalidade e moralidade. O Novo ressalta que o Carf tem como finalidade promover o controle de legalidade dos atos administrativos tributários federais, e não aumentar a arrecadação da Fazenda.

O partido acrescenta que, nos casos decididos com o uso do voto de qualidade, haverá questionamento judicial do lançamento tributário, sendo certo que a medida não irá afetar direta e imediatamente a arrecadação orçamentária da União, além de elevar os litígios contestando os atos procedimentais.

A legenda pede que sejam declarados inconstitucionais os artigos e 17, inciso II, da Lei 14.689/2023, restaurando-se a vigência do artigo 19-E da Lei 10.522/2002. O relator da ação é o ministro Edson Fachin. Fonte: STF

Agilize seu trabalho para conquistar mais clientes com o Material da Ação do PASEP

Para facilitar e agilizar seu trabalho na elaboração das peças jurídicas para essa tese, é crucial contar com um material completo, atualizado e de fácil utilização. Isso economizará tempo na busca de argumentos, fundamentos e decisões.

Portanto, disponibilizamos um material completo e atualizado, incluindo todas as peças do processo (petição inicial, recursos etc.), planilha de cálculo e documentos necessários para ajuizar a Ação de Correção do Saldo do PASEP, todos totalmente editáveis.

Para adquirir esse material completo, basta clicar aqui.

Ponto Jurdico Advogado Ponto Jurídico

  • Publicações1404
  • Seguidores261
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partido-novo-questiona-norma-que-restabeleceu-voto-de-qualidade-no-carf/2085729802

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

Pedido de novo precatório ou RPV após cancelamento prescreve em cinco anos

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciahá 4 meses

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - Apelação/Remessa Necessária: XXXXX-80.2015.4.04.7100 RS

Rodrigo Gean Sade, Advogado
Notíciashá 6 meses

Portadores de HIV, mesmo sem qualquer sintoma, possuem isenção de imposto de renda

Dr. Bernardo Rocha de Moraes, Advogado
Notíciashá 6 meses

Gratuidade de procurações públicas para recebimento de benefícios.

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 6 meses

Justiça declara nulidade de reajuste de plano de saúde que não comprovou legalidade dos índices utilizados

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)