Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Plano de saúde deve indenizar paciente por negativa de cobertura para procedimento pós-operatório

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 19 dias

O Juízo da Vara Única de Bujari condenou um plano de saúde a indenizar uma paciente, por negar cobertura médico-hospitalar a um procedimento pós-cirúrgico. O valor estabelecido foi de R$ 6 mil, à título de danos materiais e R$ 4 mil, pelos danos morais. A decisão está disponível na edição n.º 7.505 do Diário da Justiça, desta quarta-feira, 27.

De acordo com a reclamação, a paciente foi submetida à uma cirurgia bariátrica, mas posteriormente precisou de uma “oxigenoterapia hiperbariátrica”. Esse procedimento se tornou necessário devido às complicações na sutura, mas foi negado sob a justificativa de que, segundo a Agência Nacional de Saúde, não há previsão de cobertura obrigatória a procedimento para gravidade II.

Portanto, perante a urgência, a paciente solicitou empréstimo aos familiares e realizou o tratamento. Então, ao analisar o mérito, o juiz Manoel Pedroga concluiu que a recusa na cobertura do procedimento foi indevida, logo “ela deve ser ressarcida dos prejuízos a que foi acometida”.

A indenização tem caráter punitivo e pedagógico: “a recusa indevida é causa de danos morais, uma vez que agrava a situação de aflição psicológica e de angústia da paciente, que já se encontra na condição de dor e abalo emocional. Ainda, não há como dizer que a situação se resume a um descumprimento de contrato, porque a reclamante precisou passar pelo constrangimento de pedir dinheiro emprestado para fazer tratamento e não ter a saúde prejudicada”.

Da decisão cabe recurso.

(Processo n.º 0700555-39.2023.8.01.0010)

(Fonte: TJ-AC)

Leia também:

  • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
  • Publicações423
  • Seguidores119
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-deve-indenizar-paciente-por-negativa-de-cobertura-para-procedimento-pos-operatorio/2343178719

Informações relacionadas

Alô Consumidor
Notíciashá 19 dias

Empresa aérea terá que indenizar passageira por overbooking

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 18 dias

Empresa é condenada por assédio sexual a trabalhadora.

Douglas Gabriel Domingues Neto, Advogado
Notíciashá 19 dias

Parcelamento de dívidas na ANM

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 18 dias

Justiça reduz jornada de trabalho de professora para acompanhar tratamento de filho autista

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 20 dias

Pessoa com deficiência tem direito à isenção do IPI mesmo se receber outro benefício tributário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)