Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Prescrição Penal

Publicado por Walid Mouhanna
há 2 anos

Olá, como vai? Hoje trago um tema que é dor de cabeça para muitos operadores do direito; a tal da prescrição penal.

Antes de adentramos na prescrição propriamente dita, é necessário compreendermos alguns aspectos.

O Estado é o titular da pretensão punitiva e da pretensão executória, cabendo a ele providenciar, dentro do lapso temporal previsto em lei, a efetiva punição do infrator. Dessa forma, o Estado possui duas finalidades; que o infrator seja julgado, tendo contra si a imposição de uma sanção penal (pretensão punitiva) fixada na sentença, e a consequente execução dessa sanção (pretensão executória).

🔥 Prescrição é a perda do direito-poder de punir do Estado. Trata-se de instituto de direito penal, constituindo causa de extinção da punibilidade, nos termos do art. 107, inc. IV, do Código Penal.

Ainda, a prescrição se classifica em: prescrição da pretensão punitiva (PPP) e prescrição da pretensão executória (PPE).

👉 PPP – o Estado tem a obrigação de promover a certeza da culpa do infrator, por meio de sentença condenatória com trânsito em julgado. Se não o fizer dentro do tempo determinado por lei, ocorrerá a prescrição da pretensão punitiva.

Essa modalidade (PPP), é dividida em espécies, sendo elas; prescrição em abstrato, prescrição retroativa, prescrição superveniente/intercorrente e prescrição virtual/antecipada.

Contudo, falar de todas as espécies da PPP demanda um aprofundamento considerável. Portanto, neste post citaremos apenas a prescrição punitiva em abstrato.

• Até o trânsito em julgado para a acusação, deve ser considerado a pena máxima em abstrato do crime em questão.

• Exemplo 1: Infrator pratica o crime de furto. A pena máxima cominada ao delito (pena em abstrato) é de 4 anos. Logo, da leitura do disposto no inc. IV, do art. 109, do CP, o Estado tem o prazo de 8 anos para julgá-lo.

• Exemplo 2: O crime de lesão corporal tem como pena máxima 1 ano (pena em abstrato). Sendo assim, o Estado tem o prazo de 3 anos para julgar o infrator, nos termos do inc. VI, do art. 109, do CP.

👉 PPE – o Estado precisa, dentro do prazo previsto em lei, efetivar a pena já certa para acusação.

Caso não o faça, perderá o poder de punir. Conforme entendimento dos Tribunais, essa pretensão executória se inicia com trânsito em julgado da sentença condenatória para a acusação.

• Exemplo: O infrator é condenado a uma pena de 3 meses, com trânsito em julgado para a acusação. Considerando que a pena fixada na sentença foi de 3 meses, o prazo prescricional da pretensão executória é de 3 anos (art. 110 e art. 109, inc. VI, ambos do Código Penal).

• Ou seja, o Estado deve iniciar a execução dessa sanção dentro de 3 anos, a contar do trânsito em julgado para a acusação (art. 112, inc. I, do CP), caso contrário, restará prescrita a pretensão executória, extinguindo assim a punibilidade (art. 107, inc. IV, do CP).

• Note-se que independe o crime praticado, mas a pena fixada na sentença.

Agradeço a leitura e espero ter contribuído e facilitado sua vida. 😊 Restou alguma dúvida? Me mande mensagem. Estou à disposição.

https://www.instagram.com/p/CSwjerQAMMU/

#advocacia #advocaciacriminal #adv.walidmouhanna #direito #advogado #oabpr #direitopenal #processopenal #formaégarantia #murbachconsultoresjurídicos #cascavelpr

  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prescricao-penal/1484769972

Informações relacionadas

Defesa Prévia - TJSP - Ação Promoção, Constituição, Financiamento ou Integração de Organização Criminosa - Apelação Criminal

Ana Vitoria Garcia, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Resposta a acusação - Penal

Petição - TRF01 - Ação Explosão - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Réu maior de 70 anos e prescrição: que se entende por data da sentença?

Torres e Virgulino Advocacia, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Contrato de locação residencial com fiador

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)