Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Procedimento da ação de usucapião - Fernanda Braga

há 16 anos

Com relação ao procedimento processual a ser adotado, paira dúvidas. Quanto ao Procedimento Ordinário ou Sumário, não há mistério. Opera-se pelo valor do bem móvel. Se o valor do bem não ultrapassar o valor de 20 salários mínimos, aplica-se o Procedimento Sumário (CPC , art. 275 , I), se exceder este valor, aplica-se o Procedimento Ordinário, sempre se respeitando o foro competente (art. 94 e seguintes, do CPC). No Procedimento junto ao Juizado Especial Cível, primeiramente, o bem não pode ultrapassar o valor de 20 salários mínimos, mas seu processamento esbarra junto à esta lei especial, uma vez que não se admite a citação por edital (art. 18 , § 2º da Lei n.º 9.099 /95) do (s) réu (s) e do (s) terceiro (s) interessado (s) que não puderem ser individualizados ou não tiverem endereço certo. Porém, não se vê empecilho algum, no seu processamento junto ao Juizado se o (s) réu (s) e ou terceiro (s) interessado (s) tiverem endereço certo, sempre respeitando, no entanto, o foro competente (art. e seguintes da Lei n.º 9.099 /95).

A usucapião de bem móvel se assemelha ao de bem imóvel, no que tange à citação do (s) terceiro (s) interessado (s). Na usucapião de bem imóvel é necessário que se faça a citação da pessoa em que o nome se encontra registrado junto ao Registro de Imóveis e dos confrontantes do imóvel. Na usucapião de bem móvel é necessária, também, a citação da pessoa que era proprietária do bem, bem como os anteriores proprietários (os mais antigos), este (s) como terceiro (s) interessado (s). Quando não se tem conhecimento ou não se possa localizar, nem a pessoa que era proprietária do bem, nem os anteriores proprietários, far-se-á a citação por edital. Conclui-se então que, para o processamento junto ao Juizado Especial Cível, sempre será necessário individualizar o réu e os terceiro (s) interessado (s).

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876097
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6753
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procedimento-da-acao-de-usucapiao-fernanda-braga/34882

Informações relacionadas

Cesar Augusto Machado, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição inicial para usucapião de veículo sem documentos ou placa amarela

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião de Coisa Móvel - Veículo Automotor - Usucapião

Cassilda Santiago Dallagnolo, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

Posso fazer usucapião de um carro (veículo)?

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

Usucapião de bem móvel: conceito, modalidades e requisitos

Tribunal de Justiça do Mato Grosso
Jurisprudênciahá 7 meses

Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - RECURSO INOMINADO: RI XXXXX-48.2022.8.11.0001

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)