Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Projeto agrava penas para abandono de incapaz e maus-tratos de idoso


O Projeto de Lei 4626/20 aumenta as penas para os crimes de abandono e maus-tratos de incapaz. A proposta, de autoria do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) e de outros três deputados, altera o Código Penal e o Estatuto do Idoso.

O texto agrava a pena atual para abandono de incapaz, que é de seis meses a três anos de detenção, passando para dois a cinco anos de reclusão. Se o abandono resultar em lesão corporal grave, a pena passa a ser de três a sete anos de reclusão. Atualmente, o Código Penal estabelece pena de um a cinco anos. E se o abandono resultar na morte do incapaz, a pena, que hoje vai de 4 a 12 anos, passa a ser de 8 a 14 anos.

O PL 4626/20 também agrava as penas para o crime de maus-tratos para quem expuser a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia. A pena atual, que é de dois meses a um ano de detenção, ou multa, passaria a ser de dois a cinco anos de reclusão.

Se o fato resultar em lesão corporal grave da vítima, a pena seria de três a sete anos de prisão. Hoje, ela é de um a quatro anos. E se os maus-tratos resultarem em morte, a pena, atualmente estipulada em reclusão de 4 a 12 anos, passaria a ser de 8 a 14 anos.

Idosos

A proposta também sugere mudanças no Estatuto do Idoso, alterando a punição para quem expuser a pessoa a partir de 60 anos a perigo, submetendo-a a condições desumanas ou degradantes. A pena atual, que é de detenção de dois meses a um ano e multa, passaria a reclusão de dois a cinco anos. Em caso de lesão corporal grave, a pena de um a quatro anos de prisão subiria para de três a sete anos de reclusão. E, no caso de morte, a pena de 4 a 12 anos de reclusão seria elevada para de 8 a 14 anos de prisão.

Hélio Lopes argumenta que as penas atuais são “amenas”, e que estimulam a impunidade. Ele diz ainda que o Congresso Nacional aprovou recentemente penas maiores para os maus-tratos contra animais, que passaram a ser mais pesadas que as prescritas para o abandono de incapaz, e pediu a correção do que chamou de “desproporcionalidade”.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados.

(Fonte: Agência Câmara)


📰 Leia também:

➡️ 19.000 Petições Premium - A Seleção Completa de +1.000 Peças Atualizadas e +18.000 de Petições Jurídicas Diversas

➡️ Petições Imobiliárias 2020 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!!

➡️ Tese Restituição do ICMS sobre a Fatura de Energia Elétrica

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações201
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-agrava-penas-para-abandono-de-incapaz-e-maus-tratos-de-idoso/1160146376

Informações relacionadas

Felipe de Jesus Advogado, Advogado
Notíciashá 2 anos

Regras do trabalho híbrido chegam para trazer segurança jurídica a colaboradores via CLT

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciahá 10 anos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-68.2011.4.01.3800

Peterson e Escobar Advogados, Advogado
Artigoshá 8 meses

Guia Completo sobre as cotas para PCD em Concursos Públicos

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Projeto de lei agrava pena para casos de abandono de incapaz

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de conversar c alguem q pudesse me ajudar com relacao aos cuidados com a minha Mae uma senhora de quase 80 anos somos 06 filhos e somente eu que ajudo no financeiro com ela portanto gostaria aqui de procurar na justiça alguem q pudesse tentar me ajudar a minha Mae que precissa de ajuda por problemas de daude e os meus 05 irmaos nao fazem nada p mudar esta situacao ou seja nao ajudam ela c nada tudo e somente eu. continuar lendo

Bem, estou já com meus 78 e tra-la-lá, mas preparando-me, para os dias em que não servirei pra mais nada e, tornar-me totalmente dependente de outrem. O mesmo minha esposa. Parece-me que governos esquerdistas a cada dia, pregam mais as tais desigualdades raciais, sobre homossexualismo, etc. e se esquecem totalmente do tema FAMÍLIA. A cada dia, diminui a boa relação pai-filho, que havia no passado; consequentemente, proliferaram os "asilos" de luxo, ávidos por receber idosos bem aquinhoados. Possivelmente, eu serei um deles, mas até lá, ainda tenho muito a "dar" que receber... continuar lendo