Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quatro pessoas que teriam usado menor para matar duas vão a júri

    O Tribunal do Júri de Brasília submete a julgamento popular, nesta quinta-feira (26/7), a partir das 9h, três homens e uma mulher acusados de usar um menor para cometer dois homicídios.

    De acordo com a denúncia, na noite de sábado, 25 de julho de 2009, as vítimas, José Luiz Silva de Medeiros, 30 anos, conhecido como Guigui e Elton Rocha Moita, 38, foram mortas a tiros, em um lava-jato da Vila Planalto. Guigui teria sido morto principalmente por "desavenças anteriores envolvendo traficância de drogas" e Elton para "ver assegurada a impunidade em relação à primeira vítima, verdadeiro alvo dos denunciados".

    Na noite do crime, os quatro acusados, Arison de Souza Pires, Kelen Cruz Almeida, Wallace Cruz Almeida e Glater Soares Ferreira da Silva teriam acertado os detalhes da empreitada em um bar de onde teriam saído para procurar Guigui pelas ruas da Vila Planalto. A mulher, que estaria portando a arma de fogo usada no crime, uma pistola calibre 38, teria deixado o grupo e ido até sua residência ver o filho, período em que chegou ao bar o menor "peparado para cumprir a missão a si confiada", narra a peça acusatória. Imediatamente, os outros teriam passado a ligar para ela, dizendo que voltasse ao bar com a arma. Assim que Kelen chegou à esquina do bar, Arison a teria abraçado, retirado a arma de sua cintura e entregado ao menor. Em seguida, o grupo teria se dispersado para aguardar o assassinato.

    Depois disso, a vítima teria saído da Padoca do Ivan de biclicleta, sem perceber que estaria sendo seguida por dois outros ciclistas, Glater e o menor, enquanto o restante do grupo permanecia "nas imediações aguardando ouvir os disparos de arma de fogo, para se certificarem do sucesso da empreitada", explica o Ministério Público. O menor, que teria recebido a determinação de matar a vítima na frente das pessoas que frequentavam o lugar, teria decidido, juntamente com Glater, persegui-lo até um local ermo. Guigui teria se encontrado com Elton em um posto e seguido para o lava-jato. Glater e o menor teriam decidido se aproximar de carro, pedindo uma carona até o local do crime. Ao desembarcar, o menor teria se aproximado de Elton, desferido vários disparos contra ele, pelas costas e, em seguida, apontado a arma para a cabeça de Guigui e atirado.

    Para a acusação, em relação à vítima Guigui, "o crime teve motivação torpe (...), qual seja, em razão de disputa envolvendo o controle do tráfico de drogas na Vila Planalto". Quanto a Elton, "depreende-se que o crime foi cometido mediante o emprego de recurso que, quando menos, dificultou a sua defesa, uma vez que os disparos foram efetuados pelas costas, sem que (...) pudesse prognosticar a agressão", explica o MP.

    Todos os acusados estão presos. Ouvidos em juízo, nenhum deles confessou participação no crime. Kelen preferiu permanecer em silêncio durante seu interrogatório. Arison disse que vendeu uma arma de fogo para o menor. Wallace afirmou que nunca teve envolvimento com arma de fogo e que “quando soube do crime ficou surpreso e foi até o local” e Glater alegou “que não sabe porque está sendo acusado pelo crime”.

    Arison e Kelen foram pronunciados por participação em homicídio qualificado por motivo torpe e porte ilegal de arma de fogo (art. 121, § 2º, inciso I, c.c. art. 29, caput, ambos do Código Penal, e no art. 14, caput, da Lei n. 10.826/2003). Wallace irá a júri popular respondendo por participação em homicídio qualificado por motivo torpe (art. 121, § 2º, inciso I, c.c. art. 29, caput, ambos do Código Penal) e Glater, por homicídio qualificado por motivo torpe e homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima e com o propósito de ocultar outro crime (art. 121, § 2º, inciso I e no art. 121, § 2º, incisos IV e V, ambos do Código Penal).

    Nº do processo: 2009.01.1.137840-7

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quatro-pessoas-que-teriam-usado-menor-para-matar-duas-vao-a-juri/100306150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)