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24 de Maio de 2024

Segredos que os advogados de sucesso não contam

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


Conquistar o sucesso na carreira jurídica exige muito mais do que o aprendizado repassado pela universidade. No contexto atual, ter conhecimento acadêmico é importante, mas não garante que você seja um advogado de sucesso.

Depois da sua formação acadêmica considere que o primeiro grande passo foi dado. No entanto, o mercado exige mais que isso para atingir o objetivo de ganhar dinheiro na advocacia: o equilíbrio entre o conhecimento acadêmico e o prático deve existir.

Quem alcançou o sucesso na carreira jurídica sabe como percorrer esse caminho, mas nem sempre está disposto a repassar os conhecimentos, dicas e macetes importantes.

Sabemos disso, e conversando com vários advogados de sucesso durante todos esses anos, separamos segredos importantes para se tornar destaque no mundo jurídico. Vamos revelar todos eles no decorrer deste post, não perca!

5 segredos dos advogados de sucesso que você precisa seguir:


1. Sabem se comunicar bem e utilizar isso ao seu favor


Não basta apenas se comunicar atrás de uma tela de celular. Todo advogado precisa saber se comunicar bem de qualquer forma, e é com a boa dicção que muitos conseguem conquistar mais clientes e manifestar as suas opiniões sem rodeios.

Outro fator crucial que está diretamente ligado ao ato de se comunicar é saber escutar e analisar. A visão analítica é desenvolvida a partir do momento em que se consegue entender a opinião da outra pessoa e imaginar resoluções para aquela situação.

Pense em como deve ser frustrante para um cliente em potencial receber um e-mail com erros de concordância ou com ideias confusas sobre determinado assunto?

Por mais simples que seja essa dica, pode ser um grande diferencial, seja no momento de decisão ou na própria fidelização de um cliente.


2. Não pensam apenas em conquistar clientes, mas em fidelizá-los


Captar clientes é bom, mas conquistar é melhor, e isso é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. Um cliente satisfeito tende a trazer outros ao seu escritórios, especialmente na advocacia na qual a confiança é palavra de ordem.

Um dos segredos dos advogados de sucesso é o oferecimento de uma experiência única e personalizada.

Para isso, você precisa conhecer o seu público antes de definir qualquer estratégia:


  • Quais são as necessidades destas pessoas?
  • Quais são as objeções usadas para não contratar o serviço?
  • O que esse público enxerga como valor?

Com isso em mãos, será possível direcionar os recursos, comunicação e discursos corretos que passem confiança e demonstrem que seu escritório é a melhor opção para ele.

Conseguir clientes e fidelizá-los não acontece a partir de uma fórmula secreta, mas por meio de boas práticas, como:

  • A criação de uma jornada para o seu cliente;
  • O investimento em Marketing Jurídico;
  • Ser referência no mercado;
  • Oferecer um atendimento de qualidade para fechar um negócio.

Uma gestão estratégica bem feita, impacta no aumento da receita do escritório de advocacia e na forma como você é reconhecido no mercado!


3. Investem em Marketing Jurídico

O empreendedorismo jurídico está diretamente ligado ao Marketing Jurídico. É certo que esse tipo de estratégia deve ser utilizada por todos os advogados que desejam reconhecimento e visibilidade do seu trabalho.

Mesmo que o código de ética da OAB não permita que advogados façam propagandas para captação de clientes, não significa que você deve ficar parado!

Pensar em estratégias de Marketing diante da gama de oportunidades pode trazer confusões no início: por onde começar? Em qual canal devo investir? As redes sociais podem ser usadas para atrair clientes? Como fazer Marketing de conteúdo?

Sabendo que essas podem ser dúvidas comuns, a Data Lawyer, startup nascida do Grupo Aviso Urgente, produziu um conteúdo completo sobre o que é permitido ou não no Marketing Jurídico para você ir muito além do código da OAB, clique aqui e confira!


4. Entendem a importância de ter uma visão empreendedora

Um advogado também precisa ter uma visão estratégica da sua profissão, independentemente se for dono ou não do escritório, e é aqui que mora o segredo!

Advogados de sucesso sabem criar seu diferencial e possuem habilidades importantes, mas apenas isso é o suficiente?

Nem sempre a visão empreendedora é um talento natural ou a garantia de sucesso por si só. Para isso, é preciso investir em formas de desenvolvê-la, como:

  • Investir em educação: conteúdos teóricos e objetivos formam a base necessária para começar a empreender. Existem inúmeros canais no youtube, cursos, blogs e conteúdos para dar o pontapé inicial!
  • Tenha um mentor: um mentor é uma pessoa mais experiente e com uma carreira bem consolidada em sua área de atuação que ajudará você a conquistar ainda mais.
  • Esteja em constante contato com as pessoas certas: o network para advogados empreendedores é muito importante, seja em eventos, marcando presença nas redes sociais ou por meio do boca a boca. Afinal, nada se consegue sozinho e ideias podem surgir de onde menos se imagina.

5. Usam a tecnologia ao seu favor

Falamos sobre como é importante saber se comunicar, ter uma visão empreendedora e utilizar de formas tecnológicas para a aquisição de clientes, mas nada disso será possível se você não tem a organização correta do seu escritório.

Um advogado que souber usar a tecnologia a seu favor tem muito mais chance de ter uma carreira de sucesso do que aqueles que insistem em ferramentas antigas, como planilhas e pastas físicas.

Atualmente já é possível ter o controle do seu escritório em um sistema unificado, preciso e de fácil manuseamento.

A tecnologia também pode ser a melhor aliada para economizar tempo e aumentar a produtividade.

Atividades do cotidiano demandam muito tempo do advogado, como organizar seus compromissos e controlar seus prazos, fazer a pesquisa e gestão processual e consultar publicações.

Essa rotina pode ser facilitada com o uso de uma ferramenta tecnológica, que é considerada como uma necessidade para muitos advogados que tendem a reafirmar que a mudança é algo totalmente visível.

Conte com um sistema que priorize a automação, visualização e resolução rápida do que o seu escritório precisa para elevar a performance. Assim, você pode investir mais do seu tempo aos seus clientes e outras atividades de urgência!

(Por Aviso Urgente / Fonte: blog.avisourgente.com.br)

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2 Comentários

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hmmmmm, se são segredos que advogados de sucesso não contam, significa ou que são mentira, ou quem escreveu não é um advogado de sucesso...

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