Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

STF julgará diretamente no Plenário ação que discute lei sobre igualdade salarial entre gêneros

Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes pediu informações para subsidiar a análise do pedido.

Publicado por Ponto Jurídico
há 2 meses

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), submeteu diretamente ao Plenário o julgamento da ação que discute pontos da lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. O tema é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7612.

A medida tem previsão no artigo 12 da Lei das ADIs (Lei 9.868/1999), que autoriza o julgamento da ação, pelo Plenário, diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. Para o relator, o rito deve ser aplicado "diante da relevância da matéria constitucional e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica".

O relator também pediu informações às Presidências da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A solicitação é medida de praxe, prevista na Lei das ADIs, e visa subsidiar o relator na análise do caso.

A ADI 7612 foi proposta pela Confederação Nacional da Indústria (CNA) e pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) a fim de que o STF aprecie pontos da Lei 14.611/2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. As entidades explicam que não está em discussão o princípio constitucional da isonomia, mas apenas a necessidade de adequação da lei, para que desigualdades legítimas e objetivas, como o tempo na função e na empresa, e a perfeição técnica do trabalho, não sejam consideradas como discriminação por gênero.

Após o prazo de 10 dias para as informações, os autos devem ser encaminhados ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República, para que se manifestem, sucessivamente, no prazo de cinco dias. Leia a íntegra da decisão. Fonte: STF

  • Publicações1396
  • Seguidores244
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-julgara-diretamente-no-plenario-acao-que-discute-lei-sobre-igualdade-salarial-entre-generos/2241988736

Informações relacionadas

Thais Monteiro, Advogado
Notíciashá 2 meses

Golpes - Pix e QRCode

Renata Santiago, Advogado
Notíciashá 2 meses

TST: Demitir funcionário com depressão não gera dever de indenizar

Ygor Alexandro Sampaio, Advogado
Notíciashá 2 meses

Informativo 801 (STJ) - Apreensão e perícia da substância entorpecente é IMPRESCINDÍVEL para comprovação da materialidade do crime de tráfico de drogas

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 2 meses

Juiz manda apreender celular de advogado que gravava audiência

Daniel Barani, Advogado
Notíciashá 2 meses

Tik Tok Condenada a Pagar Indenização Milionária por Danos Morais Coletivos e Individuais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)