Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STF proíbe porte de armas para vigilantes

Publicado por Ponto Jurídico
há 14 dias

O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão unânime, declarou a inconstitucionalidade de uma lei estadual do Espírito Santo que concedia porte de arma a vigilantes e seguranças de empresas, tanto públicas quanto privadas. A sentença foi proferida em uma sessão plenária virtual, concluída no dia 8 de abril.

A legislação, conhecida como Lei 11.688/2022, foi contestada por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7574) movida pela Presidência da República. O ministro Dias Toffoli, relator do caso, argumentou que apenas a União possui autoridade para legislar sobre porte de armas, conforme estabelece a Constituição Federal.

Segundo o relator, o Estatuto do Desarmamento, Lei Federal 10.826/2003, já regula o tema, restringindo o porte de armas no território nacional, com exceções específicas para empresas de segurança privada e de transporte de valores. Nessas circunstâncias, as armas pertencem às empresas e só podem ser manuseadas pelos profissionais em serviço, mediante rigoroso controle e autorização emitida pela Polícia Federal.

Dessa forma, a norma capixaba, ao tentar expandir as condições de porte de arma para vigilantes e seguranças, ultrapassou os limites constitucionais, resultando na invalidação pelo STF.

  • Publicações1363
  • Seguidores240
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-proibe-porte-de-armas-para-vigilantes/2362048053

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 13 dias

TST: Professor tem direito a receber por horas trabalhadas no intervalo de recreio

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 13 dias

Licitação: Preferência de microempresa somente se houver empate no preço

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 14 dias

Após pressão popular, Câmara dos Deputados arquiva projeto de regulamentação das redes sociais

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 13 dias

Revisão de prova em concurso: Decisão judicial na Bahia determina reavaliação de provas devido a inconsistências no edital

Webert Dixini Miranda, Administrador
Notíciashá 14 dias

STJ decide sobre responsabilidade de BANCO após comunicação de roubo do celular

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)