Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Tem novidade na Revisão da Vida Toda. Confira Aqui!

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

Quem não estiver satisfeito com o valor da aposentadoria tem direito de pedir a revisão do cálculo que deu origem ao benefício? Sim. A própria Previdência explica que o cidadão que teve o requerimento do benefício atendido de forma total ou parcialmente, mas que considera que foi prejudicado pode pedir a revisão do valor do benefício.

Qual é o prazo para pedir no INSS a revisão do valor do benefício?

A lei estipula o prazo de dez anos. Caso o benefício tenha sido concedido há mais de dez anos o INSS não aceita a abertura do processo de revisão, mas atenção, tenho uma dica para você. O prazo de dez anos não se aplica às situações que não foram analisadas pelo INSS em processos de revisão protocolados no prazo.

Como pedir a revisão no INSS?

Para pedir sua revisão você precisa agendar o atendimento, o que pode ser feito pela Internet ou pelo telefone 135.

O que é esta revisão da vida inteira?

Ao longo do tempo o cálculo do valor das aposentadorias teve fórmulas diferentes. Antes os benefícios eram calculados com base nos salários dos três últimos anos que antecediam a aposentadoria. Agora eles são, na maioria, calculados com base nos salários de julho de 1994 até o do mês anterior ao do início da aposentadoria. Ocorre que tem muita gente que teve os maiores salários antes de 1994 e agora podem pedir a revisão do valor do benefício para incluir no cálculo os salários da vida toda.

O INSS aceita fazer este tipo de revisão da vida inteira ou tem que entrar com processo na Justiça?

Nem sempre o INSS aceita que errou. Outras vezes ele sabe que o valor do benefício está errado, mas não pode fazer a correção porque são os Juízes que interpretam e aplicam as regras de forma diferente. O Servidor do INSS não tem este poder, por isso algumas revisões só são resolvidas na Justiça. O Juiz não aceita a causa se o INSS não analisar a situação por que a Justiça só pode decidir questões que as partes não estão de acordo.

Por que tem tanta gente nesta situação de revisão da vida toda?

Devidos a vários fatores, principalmente pelo comportamento da sociedade que trata diferente as pessoas mais velhas e que nem são necessariamente idosos. Depois dos 50 anos de idade já começam a ter menos oportunidade de emprego. O IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostrou que, comparado com os mais jovens, em 2016 dobrou o desemprego daquelas pessoas que tem mais de 59 anos. Isso faz o trabalhador migrar, às vésperas da aposentadoria, para recolocações profissionais com salários menores e o impacto disso no cálculo do benefício é significativo.

Qual é o caminho para fazer este tipo de revisão da vida inteira?

O aposentado deve fazer uma espécie de ritual para não ter surpresa desagradável no final do processo.

O primeiro passo é fazer um cálculo para ter certeza de que o valor do benefício vai, de fato, aumentar. Ninguém vai ser louco de pedir uma revisão para reduzir o valor da aposentadoria. Depois de constatado que o benefício vai aumentar, é hora de solicitar no INSS a revisão do benefício. É certo que a Previdência não vai aceitar este processo, mas ninguém pode cobrar um direito na Justiça sem que haja negativa do INSS. Finalmente, pedir no Poder Judiciário o recálculo do benefício e aguardar, sentado, a sentença do Juiz.

Quais são os cuidados na hora de buscar o direito à revisão do benefício da previdência?

Nesta hora tem um monte de gente que faz promessas exageradas e infundadas. Certamente tem muita gente prometendo "mundos e fundos" e normalmente tem aposentado que cai em golpes. Sempre tem um espertinho na parada. Quem não tem um familiar ou um amigo que possa ajudar, contrate um profissional de confiança para auxiliar no cálculo e processamento da revisão.

Advogado, ingresse com a ação e lucre junto com seu cliente. Para isso, recomendamos um material completa e 100% atualizado 2021, sobre a tese da Revisão da Vida Toda. Clique aqui.

fonte: Cidade ON

📰 VEJA TAMBÉM:

Ainda vale a pena solicitar a correção do FGTS? Veja a Tese da Nova correção do FGTS. Auxílio da parte teórica à prática. Clique aqui.

Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2021 + 6 Bônus

Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores - Atualizado 2021

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações845
  • Seguidores395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1484
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tem-novidade-na-revisao-da-vida-toda-confira-aqui/1206851160

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Alessandra Strazzi
3 anos atrás

Ah, que feio copiar a arte do site de outro coleguinha, hein? continuar lendo

Meu esposo, faleceu em 2006.
Mas, foi afastado da empresa em 1996 depois de um AVC, ficou acamado 10 anos.
Tenho como pedir á revisão da Vida toda? continuar lendo

Foi deferido atraves de pericia médica judicial minha aposentadoria total e permanente cfe laudo pericial. Processo ta na Defensoria e bem encaminhado pelos defensores com restabelecimento da aposentadoris deferida e ja concedida. Só que meu salário baixou em 987,00 reais. Pois estive 16 anos em auxilio doença. E 19 anos de contribuiçoes. Pois faltou 1.7 anos para os 20 anos para que eu tivesse 2% por ano de contribuicao no valor a mais de direito no meu salário. E muito importante que tenho 4 anos de funçao pública que nao consta pois faltou fazer averbaçao que daria 22 anos. Faltou competencia de repente minha em nao fazer esse pedido. Que faço pois aceitei audiencia de conciliaçao no processo judicial no ano passado .porque tava apavorado para começar a receber meu salário que era de 2.987,00 e baixou para 2.000;00 sei la se tenho direito continuar lendo

Quando eu vou receber os atrasados e o aumento do benefício sr eu já ganhei em primeira, segunda e no STJ e agora está no STF? continuar lendo