Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Trabalhador obrigado a constituir empresa tem reconhecido o vínculo empregatício

Publicado por Felipe Holanda
há 7 anos

Trabalhador obrigado a constituir empresa tem vnculo empregatcio reconhecido

Um trabalhador ingressou com reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora alegando que foi "forçado" a criar empresa em seu próprio nome para continuar desenvolvendo suas atividades, já que a empresa objetivava sonegar direitos trabalhistas.

O vínculo empregatício do reclamante foi reconhecido em primeira instância, e confirmado pelo TRT da 4ª Região. De acordo com o relator, desembargador Marcelo Jose Ferlin D'ambroso “[...] o fato do autor possuir empresa constituída em seu nome não indica, por si só, que tenha interesse em prestar serviços nesta condição, mas sim a modalidade de labor imposta para manter a atividade remunerada pela parte ré, transmudada de vínculo ao que se conhece por "pejotização", que é a nova fórmula de fraude aos direitos sociais, mediante a qual transmudam-se os trabalhadores em "sócios" pro forma de empresas terceirizadas, implicando a sonegação da paga de FGTS, gratificação natalina, férias, vale-transporte, etc., em clara evidência, em tese, do crime do art. 203, caput, do Código Penal (frustração de direito trabalhista mediante fraude), em concurso material com os delitos dos arts. 299, caput (falsidade ideológica), e 297, § 4º (sonegação dolosa de registro em CTPS), do mesmo codex.”

O desembargador ressaltou, ainda, que o escopo do contrato de terceirização é estabelecer uma parceria entre duas empresas, e não construir uma estrutura de redução de salário ou de discriminação entre trabalhadores.

Processo relacionado: 0021209-20.2014.5.04.0221 (RO).

  • Publicações9
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-obrigado-a-constituir-empresa-tem-reconhecido-o-vinculo-empregaticio/437004537

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)