Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Virtualização de processos não pode reduzir prerrogativas de advogados

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos

A epidemia do novo coronavírus alterou o funcionamento do Judiciário, que passou a ocorrer quase exclusivamente de forma remota. Porém, essa mudança não pode afetar as prerrogativas profissionais de advogados, que protegem a democracia e os cidadãos. Essa é a opinião de advogados em painel do "1º Congresso Digital da OAB", nesta segunda-feira (27/7).

O ex-presidente do Conselho Federal da OAB Claudio Lamachia afirmou que as prerrogativas não são privilégios, e sim garantias fundamentais à democracia. "As prerrogativas pertencem aos cidadãos. Se o advogado for desrespeitado em exercício de atividade, quem sofrerá o prejuízo será quem o contratou".

Essa disse que a virtualização dos processos, ocorrida devido à epidemia, não pode servir para reduzir prerrogativas. "Quem atenta contra a liberdade do advogado e suas prerrogativas profissionais atenta contra o estado democrático de direito", apontou Lamachia.

Adriane Cristine Cabral Magalhães, procuradora nacional adjunta de Defesa das Prerrogativas, avaliou que a virtualização dos processos pode gerar uma precarização da advocacia. Afinal, a mudança pode reduzir as possibilidade de advogados fazerem sustentação oral e apresentarem questões de ordem, entre outras medidas.

Já o presidente da seccional do Rio Grande do Norte da OAB, Aldo de Medeiros Lima Filho, ressaltou que as prerrogativas profissionais vêm sendo especialmente desrespeitadas em presídios. Isso porque atendimentos de detentos com advogados foram suspensos em quase todas as cadeias do país.

(Por: Sergio Rodas / Fonte: Conjur)


Conheça também o nosso FACEBOOK e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Guia Carro Livre de Imposto - Aprenda na Prática como comprar Carro Zero KM com até 30% de Desconto

Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS sem esquecer de nenhum tópico importante!

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações199
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/virtualizacao-de-processos-nao-pode-reduzir-prerrogativas-de-advogados/883992701

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Davi D'lírio
3 anos atrás

É um ponto interessante, desta forma magistrados deveriam fornecer meios eletrônicos disponíveis para que causídicos pudessem entrar em contato com os mesmos. continuar lendo