Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Você Sabia?

A Receita Federal pode autorizar até 30% de desconto em impostos na compra de carro zero!

há 2 anos

Aqui você terá acesso ao guia definitivo para aprender tudo o que precisa para solicitar a autorização da Receita Federal para comprar um carro zero, com isenção de todos os impostos federais.

Não é novidade que a Receita Federal do Brasil tem concedido às pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, e os motoristas profissionais (taxistas) o direito à isenção dos impostos que recaem sobre a compra de carros novos, tendo como base o disposto na Lei 14.287 de 2021.

A isenção de IPI somente será concedida para um único carro a cada 3 (três) anos. Já a isenção de IOF poderá ser obtida somente uma única vez. Além disso, a isenção de IOF aplica-se apenas a automóveis de passageiros de até 127 HP de potência bruta, segundo a classificação normativa da Society of Automotive Engineers (SAE).

Já a isenção de IPI é limitada para carros com motor de até 2.000 cilindradas (2.0), com, no mínimo, 4 portas (contando o bagageiro) e movidos a combustível de origem renovável, sistema reversível de combustão, híbrido ou elétrico.

Quem pode utilizar este serviço?

O motorista profissional, titular de autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros (táxi);

A cooperativa de trabalho, permissionária ou concessionária de transporte público de passageiros, na categoria de aluguel (táxi);

A pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, ainda que menor de 18 (dezoito) anos, diretamente ou por intermédio do seu representante legal.

Quais são os requisitos comuns?

Ter recursos financeiros ou patrimoniais compatíveis com o valor do veículo a ser comprado, a não ser que a compra seja feita por financiamento bancário;

Não possuir impedimentos legais para obter benefícios fiscais (incisos I, II e III do art. 12 da Lei nº 8.429/1992; inciso II do art. da Lei nº 10.522/2002; e art. 10 da Lei nº 9.605/1998);

Não ter dívidas previdenciárias caso seja Contribuinte Individual pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Para o motorista professional

Constar em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que exerce atividade remunerada de taxista ( § 5º do art. 147 da Lei nº 9.503/1997);

Não ter sofrido sanção ou condenação criminal que proíba a receber benefícios fiscais (art. 10 da Lei nº 9.605/1998).

Para pessoas com deficiência

Possuir deficiência com alteração completa ou parcial de uma ou mais partes do corpo humano, levando ao comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; ou

Possuir deficiência visual com acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º, ou ocorrência simultânea de ambas as situações.

Etapas para a realização deste serviço

Solicitar autorização para compra do veículo com isenção

Ao acessar o sistema autentique-se com certificado digital (e-CPF) ou código de acesso, e solicite a autorização.

O código de acesso do SISEN é diferente daquele do e-CAC. Para criá-lo você precisará do número do recibo das últimas Declarações do Imposto de Renda (DIRPF) ou o número do seu título de eleitor.

Cooperativas, permissionárias e concessionárias devem solicitar a autorização por meio de processo.

Clique Aqui para acessar o sistema.

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

Solicite a abertura do processo e entregue os documentos em uma unidade de atendimento físico, conforme os procedimentos descritos na próxima etapa.

Solicitar a juntada de documentos ao processo

Se você solicitou isenção pelo Sisen, anexe os documentos pelo próprio sistema.

Se você solicitou abertura de processo (pessoa jurídica), junte o requerimento e os demais documentos ao processo. Ao solicitar juntada, utilize o tipo de documento Petição.

Documentos que não tenham relação com o serviço requerido, ou que se refiram a pessoa diferente daquela para o qual foi aberto o processo digital, serão rejeitados e não serão juntados ao processo.

Documentação necessária para todos os casos

  • Documento de identificação oficial do beneficiário;
  • Documento de identificação oficial do representante legal, se for o caso.
  • Documento que comprove a condição de representante legal, como contato social (se pessoa jurídica), certidão de nascimento, termo de curatela, etc.

Para pessoas com deficiência ou autismo

  • Certidão de nascimento atualizada do beneficiário, na qual esteja identificado o seu responsável legal, no caso de requerimento transmitido por tutor ou curador.

Para o motorista profissional (taxista)

  • Declaração fornecida pelo Poder Público, da qual conste que o requerente é titular de autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros (táxi), nos termos do art. 135 da Lei nº 9.503, de 1997; e
  • Boletim de Ocorrência (BO), no caso de roubo ou furto de carro comprado anteriormente com isenção, se for o caso.

Para cooperativas, permissionária ou concessionária de transporte

Requerimento, conforme Anexo II da IN RFB nº 1.716/2017;

Declaração fornecida pelo órgão do poder público concedente de que é permissionária ou concessionária de transporte público de passageiros, na categoria de aluguel (táxi);

Relação dos associados (taxistas) que receberão os carros com isenção, com informações e cópia dos documentos:

a) nome, número do RG e CPF;

b) número de registro da CNH, em que conste a informação de que utiliza o veículo para desenvolver atividade remunerada; e

c) dados do veículo anterior, adquirido com isenção de IPI há mais de 2 anos (cópia da NF de aquisição, número da placa, do chassi e da permissão concedida pelo Poder Público), exceto quando se tratar da primeira aquisição;

Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF); e

Declaração de Disponibilidade Financeira ou Patrimonial.

Se requerido por procurador

  • Procuração; e
  • Documento de identificação oficial do procurador.

Observações

O laudo médico de avaliação deve ser emitido por:

– Prestador de serviço público de saúde;

– Por serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde (SUS);

– Pelo Detran, por suas clínicas credenciadas, ou por intermédio de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, criado por lei;

Os documentos entregues em papel devem ser vias originais ou cópias autenticadas;

A assinatura com certificado digital pelo e-CAC dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação;

O uso de procuração eletrônica no e-CAC dispensa a necessidade de juntar procuração.

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

A solicitação de juntada poderá ser feita, EXCEPCIONALMENTE, mediante atendimento presencial, em unidade física da Receita Federal do Brasil, observado o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.782/2018.

As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado devem comprovar a ocorrência de falha ou indisponibilidade dos sistemas que impediu a transmissão dos documentos por meio do e-CAC e entregar os documentos obrigatoriamente no formato digital.

Consulte a unidade mais próxima e agende horário para ser atendido: Atendimento presencial da Receita Federal.

Como acompanhar o andamento do pedido

A situação do pedido e outras informações relacionadas podem ser consultadas a qualquer momento através do SISEN ou e-CAC (se solicitado por processo).

Obtenção da autorização

Para consultar o resultado do pedido, acesse o sistema após 3 dias. Não será enviado nenhum documento para o seu endereço e a Receita Federal só entrará em contato se o requerimento cair em malha. Neste caso, você poderá ser intimado para apresentar mais informações.

Se o pedido for rejeitado, você pode apresentar recurso administrativo, no prazo de 10 (dez) dias, contado da ciência. Para recorrer, utilize o mesmo canal da solicitação.

Após a entrada inicial do pedido o tempo médio de espera até a decisão final é de 72h (setenta e duas horas) e o prazo de validade da autorização é de 270 (duzentos e setenta) dias, contado da data em que a autorização for disponibilizada no Sisen, ou da data de sua emissão nos demais casos.

Outro ponto de extrema importância a ser observado é que as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000, terão direito a atendimento prioritário no tempo de espera para a concessão do benefício.

Conheça a Pereira Maciel Advocacia através do nosso suporte 100% online, e converse com um advogado especialista em isenção e recuperação de impostos para te auxiliar nessa jornada.

Clique Aqui e nos mande sua dúvida pelo WhatsApp!

  • Sobre o autorEficiência, Comprometimento e Pontualidade!
  • Publicações5
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabia/1424679730

Informações relacionadas

Modeloshá 6 anos

Modelo de petição para habilitação processual.

Hellen Monique Pereira Marinho, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Impugnação à contestação

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho uma filha de 4 anos com síndrome de Asperger, também posso ter esse direito? continuar lendo

Marcy, SIM, as pessoas com transtorno do espectro autista estão expressamente mencionadas na Lei que trata das isenções de impostos para a compra de veículos. Seria um prazer sanar todas as suas duvidas e te auxiliar da melhor forma possível para garantir seu direito. Entre em contato através do WhatsApp (31) 9 9302-4794 e tire todas as suas dúvidas com um especialista no assunto. 😉 continuar lendo