Inciso XV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XV - e livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

TRT12 – 5ª Câmara nega pedido de apreensão de CNH e passaporte de devedor trabalhista

Mantendo decisão de primeiro grau, colegiado entendeu que aplicação de medidas coercitivas deve ser regida pelos princípios de proporcionalidade e razoabilidade A 5ª Câmara do Tribunal Regional do…
2
0
Israel Felix, Advogado
ano passado

Sócios de empresa têm CNH e passaporte apreendidos, direito de dirigir suspenso e cartões de crédito bloqueados, por dívida trabalhista.

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, determinou a adoção das medidas coercitivas de apreensão da CNH e passaporte, além da suspensão do direito de dirigir e o bloqueio do(s)…
2
0

Devedor trabalhista que teve CNH cassada recupera direito de dirigir

Por Anahi Martinho De acordo com o artigo 5º , XV e XIII da Constituição Federal , a suspensão de CNH em casos de dívida trabalhista viola o direito de se locomover livremente. Com este entendimento,…
2
0

A prisão de devedor de alimentos não soluciona problema, diz TJ-SP

O encarceramento do devedor de alimentos não só colabora para que o passado continue em aberto, mas também inviabiliza o presente e compromete o futuro. O entendimento é da 5ª Câmara de Direito…
4
0

Juiz concede salvo-conduto para advogado circular na Praia Grande (SP)

O combate à Covid-19 não autoriza a invasão a direitos constitucionalmente estabelecidos, como o direito ao trabalho, tanto quanto o de ir e vir , os quais, não por acaso, estão positivados na…
1
0
Davi D'lírio, Advogado
há 3 anos

Justiça autoriza escritório de advocacia a funcionar durante lockdown

Nesta quarta-feira, 17, a Justiça de Ribeirão Preto/SP autorizou um escritório de advocacia a funcionar mesmo durante o lockdown instituído no município. Ao deferir a liminar, o juiz de Direito…
1
0

Devedor não pode mais ter retido seu passaporte ...

NJ – Justiça do Trabalho nega apreensão de passaporte e suspensão de CNH de devedor, por ofensa aos direitos fundamentais A suspensão da CNH e a apreensão do passaporte ofendem os direitos…
1
0

Justiça do Trabalho nega apreensão de passaporte e suspensão de CNH de devedor, por ofensa aos direitos fundamentais

A suspensão da CNH e a apreensão do passaporte ofendem os direitos fundamentais de ir e vir, que também amparam os inadimplentes. Nesse sentido, eventual bloqueio de cartões de crédito e dos serviços…
1
0

Lockdown x direito de locomoção

Lockdown - Poderia o direito de locomoção ser violado ou é um abuso de autoridade? 🤔 Recentemente, no Brasil e em diversos países, muito se ouviu falar da medida de lockdown como forma de combate ao…
2
0

A Polícia Pode Me Obrigar a Ficar em Casa Durante a Pandemia do COVID-19?

O direito de locomoção é uma garantia constitucional prevista no artigo 5°, XV da CF e faz parte dos "Direitos Fundamentais". Diante do cenário da COVID-19, vemos o direito de ir e vir sendo…
1
0