Artigo 74 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 1º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 4º Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Incluído pela Lei nº 13.874, de 2019)

Pagamento de Horas Extras por Fora

O pagamento de horas extras é um tema amplamente regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, visando assegurar a justa compensação pelo trabalho adicional realizado pelos…
2
0

CLT e Faltas no Trabalho: O que o empregador precisa saber

As faltas no trabalho desafiam a produtividade e o bem-estar das empresas. Como gerenciá-las sem comprometer a motivação dos colaboradores? Neste artigo, exploraremos soluções para reduzir as faltas,…
2
0

Como funciona o ponto por exceção?

Existe uma alternativa para o controle de jornada convencional que é o ponto por exceção. Somente algumas empresas poderão utilizar tal forma de controle e vou explicar quais são. A saber, o ponto…
1
0
Tio Digital
há 2 meses

Registro de Ponto para Contrato Intermitente

O registro de ponto no contrato intermitente é o ato de marcação dos horários de entrada e saída diários. Além de ser uma ação obrigatória determinada por Lei, este controle permite o cálculo…
1
0

Pode bater o ponto e continuar trabalhando?

Pode bater o ponto e continuar trabalhando? Infelizmente essa prática é muito comum, o funcionário bate o ponto e continua a jornada de trabalho por mais 2 horas ou até mais. Muitas vezes as empresas…
1
0

Como é feito o controle de jornada no home office?

O teletrabalho ganhou mais adeptos depois da pandemia e o controle de jornada no home office é tema recorrente nas consultas com empresários. Atualmente, alguns empresários estão escolhendo pelo…
2
0

A Importância do Compliance Trabalhista nas Empresas: Garantindo a Conformidade Legal e Mitigando Riscos

Como advogada com experiência na área trabalhista, é crucial ressaltar a importância do compliance para as empresas, especialmente no contexto regulatório em constante evolução. O compliance…
1
0

O instituto da duração do trabalho, suas características e mudanças em um contexto legislativo

RESUMO A jornada de trabalho é um lapso temporal diário em que o empregado exerce seu período laborativo, estando à disposição do empregador para cumprir seu contrato de trabalho. Pois bem, trabalho…
1
0
Karoline Polary, Estudante de Direito
há 6 meses

A duração da jornada de trabalho e a covid-19

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO – UNDB CURSO DE DIREITO KAROLINE FERNANDES POLARY SOUSA A DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO E A COVID-19: uma análise do controle da jornada e…
1
0

Regulamentação atual sobre o teletrabalho no Brasil

1 A Lei nº 12.551/2011 Em primeiro lugar, a Lei nº 12.551/211, que alterou a redação do artigo 6º, da legislação trabalhista vigente no Brasil, para incluir o trabalho a distância, que diferencia do…
1
0