Artigo 45 da Lei nº 11.343 de 23 de Agosto de 2006

Lei nº 11.343 de 23 de Agosto de 2006

Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.
Art. 45. É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
Parágrafo único. Quando absolver o agente, reconhecendo, por força pericial, que este apresentava, à época do fato previsto neste artigo, as condições referidas no caput deste artigo, poderá determinar o juiz, na sentença, o seu encaminhamento para tratamento médico adequado.

Teoria Dos Sistemas Aplicado Ao Direito Penal: A Conduta Como Manifestação Da Autonomia Enquanto Elemento Fundante Da Teoria Analítica Do Delito

TEORIA DOS SISTEMAS APLICADO AO DIREITO PENAL: A CONDUTA COMO MANIFESTAÇÃO DA AUTONOMIA ENQUANTO ELEMENTO FUNDANTE DA TEORIA ANALÍTICA DO DELITO Fábio Augusto Saraiva de Anchieta [1] RESUMO: O…
1
0

Anotações sobre o princípio constitucional da individualização da pena

ANOTAÇÕES SOBRE O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA Rogério Tadeu Romano I – O PRECEITO CONSTITUCIONAL O princípio constitucional da individualização da pena, previsto no art. 5º,…
2
0
Adriano Andrade, Advogado
há 11 meses

Usuários de drogas podem ser absolvidos em processos criminais

O usuário de drogas, conforme a Lei 11.343 /06 é aquele que adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com…
5
0
Joseval Marques, Advogado
há 2 anos

Tráfico de Drogas e tráfico Privilegiado.

O Tráfico de drogas tem lei própria, com regras próprias e tramitação diversa do Processo Penal comum. Suponhamos que uma determinada pessoa foi presa em flagrante por tráfico, ele será condenado?…
1
0

Aplicando A Teoria De Pareto Nas Teses Defensivas Criminais, A Exemplo Do Tráfico De Drogas.

Por Silvio Ricardo Maciel Quennehen Freire – Advogado. 1- Pareto: o que é? Pareto é nome dado pelo consultor de negócios, o italiano Joseph Moses Juran em homenagem ao seu compatriota Vilfredo…
1
0

Um Passo atrás do combate as drogas! A (I)licitude das provas em revista obtidas por segurança particular.

A ilicitude da prisão através de revista pessoal feita por segurança particular. Luí Jatobá da Silva [1] Resumo Entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, no qual será fragmentado sob a…
7
0

Se você é advogado criminalista e não conhece esses dois artigos da Lei de Drogas, há algo errado em sua atuação!

Sabemos que contamos com muitas leis, doutrinas, entendimentos e jurisprudência no mundo atual, com isso, urge a necessidade do advogado ser especialista e atuar exclusivamente em apenas um ramo do…
29
23

Lei de Drogas e o dispositivo que isenta a pena dos dependentes químicos

Dizer que os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os campeões de incidência na Justiça Criminal é chover no molhado. Ademais, afirmar que o tráfico de drogas está em todos os contextos…
7
0
Rafael Azevedo, Advogado
há 4 anos

A dependência química causa isenção da pena?

Tal artigo tem o escopo de discorrer sobre um tema importante em relação a persecução criminal, se ao momento da ação ou omissão o individuo por motivo de dependência , caso fortuito ou força maior…
1
2

A não aplicação de pena ao Dependente de Drogas

A imputabilidade é um dos elementos da culpabilidade, sendo considerado o agente inimputável quando é isento de pena, pelo fato de não encaixar no elemento culpa, em decorrência de doença mental ou…
1
0