Página 157 do Diário de Justiça do Estado de Santa Catarina (DJSC) de 20 de Junho de 2016

a entrega de documentos, a formalização da proposta e mesmo a entrega do bem são procedimentos acessórios, preliminares, auxiliares ou consectários do serviço cujo núcleo - fato gerador do tributo - é a decisão sobre a concessão, aprovação e liberação do financiamento. 10. Ficam prejudicadas as alegações de afronta ao art. 148 do CTN e ao art. 9o. do Decreto-Lei 406/68, que fundamente a sua tese relativa à ilegalidade da base de cálculo do tributo. 11. No caso dos autos, o fato gerador originário da ação executiva refere-se a período em que vigente a DL 406/68. A própria sentença afirmou que a ora recorrente possui sede na cidade de Osasco/SP e não se discutiu a existência de qualquer fraude relacionada a esse estabelecimento; assim, o Município de Tubarão não é competente para a cobrança do ISS incidente sobre as operações realizadas pela empresa Potenza Leasing S.A. Arrendamento Mercantil, devendo ser dado provimento aos Embargos do Devedor, com a inversão dos ônus sucumbenciais. 12. Recurso Especial parcialmente provido para definir que: (a) incide ISSQN sobre operações de arrendamento mercantil financeiro; (b) o sujeito ativo da relação tributária, na vigência do DL 406/68, é o Município da sede do estabelecimento prestador (art. 12); (c) a partir da LC 116/03, é aquele onde o serviço é efetivamente prestado, onde a relação é perfectibilizada, assim entendido o local onde se comprove haver unidade econômica ou profissional da instituição financeira com poderes decisórios suficientes à concessão e aprovação do financiamento - núcleo da operação de leasing financeiro e fato gerador do tributo; (d) prejudicada a análsie da alegada violação ao art. 148 do CTN; (e) no caso concreto, julgar procedentes os Embargos do Devedor, com a inversão dos ônus sucumbenciais, ante o reconhecimento da ilegitimidade ativa do Município de Tubarão/SC para a cobrança do ISS.Acórdão submetido ao procedimento do art. 543-C do CPC e da Resolução 8/STJ. (REsp 1060210 / SC, rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, Primeira Seção, j. 28-11-2012, DJe 5-3-2013) O votocondutor é extenso, assim como os votos-vista que o acompanham. O Grupo de Câmaras de Direito Público, na sessão do dia 16-4-2013, deliberou a respeito do tema. O brilhante voto proferido pelo ilustre Des. Newton Trisotto resume bem a posição adotada pelo STJ: TRIBUTÁRIO. IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS). ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING). SUJEITO ATIVO. MUNICÍPIO SEDE DA ARRENDADORA. RECURSO PROVIDO. EXECUÇÃO EXTINTA. 01. Cumpre ao Superior Tribunal de Justiça “interpretar lei federal” (CR, art. 105, inc. III) e “uniformizar o Direito Federal” (AgRgMC n. 7.164, Min. Eliana Calmon). Ao julgar, sob o regime do art. 543-C do Código de Processo Civil (“recurso repetitivo”), o Recurso Especial n. 1.060.210, a Primeira Seção decidiu que: I) “o art. 12 do DL 406/68, com eficácia reconhecida de lei complementar, posteriormente revogado pela LC 116/2003, estipulou que, à exceção dos casos de construção civil e de exploração de rodovias, o local da prestação do serviço é o do estabelecimento prestador”; II) “a opção legislativa representa um potente duto de esvaziamento das finanças dos Municípios periféricos do sistema bancário, ou seja, através dessa modalidade contratual se instala um mecanismo altamente perverso de sua descapitalização em favor dos grandes centros financeiros do País”. Porém, “a interpretação do mandamento legal leva a conclusão de ter sido privilegiada a segurança jurídica do sujeito passivo da obrigação tributária, para evitar dúvidas e cobranças de impostos em duplicata, sendo certo que eventuais fraudes (como a manutenção de sedes fictícias) devem ser combatidas por meio da fiscalização e não do afastamento da norma legal, o que traduziria verdadeira quebra do princípio da legalidade tributária”; III) “(b) o sujeito ativo da relação tributária, na vigência do DL 406/68, é o Município da sede do estabelecimento prestador (art. 12); (c) a partir da LC 116/03, é aquele onde o serviço é efetivamente prestado, onde a relação é perfectibilizada, assim entendido o local onde se comprove haver unidade econômica ou profissional da instituição financeira com poderes decisórios suficientes à concessão e aprovação do financiamento núcleo da operação de leasing financeiro e fato gerador do tributo”. 02. Relativamente às operações de arrendamento mercantil, a Lei Complementar n. 116/2003 prevê duas hipóteses de incidência do ISS: I) “Agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos de arrendamento mercantil (leasing)” (Lista Anexa, item 10.04); II) “Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cessão de direitos e obrigações, substituição de garantia, alteração, cancelamento e registro de contrato, e demais serviços relacionados ao arrendamento mercantil (leasing)” (Lista Anexa, item 15.09). Para executar os serviços de “recepção e encaminhamento de propostas referentes a operações de crédito e de arrendamento mercantil de concessão da instituição contratante”, o Banco Central do Brasil autoriza as arrendadoras a contratar “correspondentes” (Resolução n. 3.954, de 2011, art. 8º, inc. V). Os estabelecimentos onde esses exercem as suas atividades não estão compreendidos no conceito de “estabelecimento prestador” de serviço enunciado no art. da Lei Complementar n. 116/2003. Apenas se considera “como tal a localidade em que há uma unidade econômica ou profissional, isto é, onde a atividade é desenvolvida, independentemente de ser formalmente considerada como sede ou filial da pessoa jurídica. Isso significa que nem sempre a tributação será devida no local em que o serviço é prestado. O âmbito de validade territorial da lei municipal compreenderá, portanto, a localidade em que estiver configurada uma organização (complexo de bens) necessária ao exercício da atividade empresarial ou profissional” (REsp n. 1.160.253, Min. Castro Meira). Estabelecimento prestador “não será um singelo depósito de materiais ou a existência de um imóvel, sendo necessária a organização, unificada em uma unidade econômica indispensável à prestação do serviço. O local onde se situar tal organização (de fato, não por ficção formal ou declaração de fachada do contribuinte) atrairá o âmbito de validade territorial da lei municipal respectiva” (José Eduardo Soares de Melo e Misabel Abreu Machado Derzi). 03. Ao município tributante cumpre provar que os fatos geradores do ISS sobre operações de arrendamento mercantil (Lista Anexa, item 15.09) foram realizados em “unidade econômica” da arrendadora localizada em seu território. Ressalvada a possibilidade prevista no art. da Lei Complementar n. 116/2003, a arrendadora não responde pelo ISS incidente sobre os serviços de “agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos de arrendamento mercantil (leasing)” (Lista Anexa, item 10.49). (grifou-se) (AC n. 2005.007402-4, de Itajaí) Extrai-se dos contratos de arrendamento mercantil que se relacionam com o auto de infração impugnado que a parte contratante é o “Banco GMAC S.A., com sede na Av. Indianápolis, n. 3.096, São Paulo/SP” (f. 96/101 e 102/107). A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - JUCESC, certificou, em 15-7-2011, que naquela junta “a sociedade GMAC S.A., CNPJ 59.274.605/0001-13 não consta registro” (f. 192). Conforme afirmado pelo magistrado a quo, “ante a inexistência de unidade econômica ou profissional da instituição financeira com poderes decisórios suficientes à concessão e aprovação do financiamento - núcleo da operação de leasing financeiro e fato gerador do tributo” (f. 441 dos autos digitais), a hipótese atrai a incidência do entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça. Assim, com fulcro no art. 932, IV, b, do CPC/2015, por analogia, nego provimento à remessa necessária. Intimem-se.

2Apelação - 030XXXX-59.2015.8.24.0023 - Capital

Apelante : Jonni Schuller

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar