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6 de Maio de 2024

9 formas de reclamação que você precisa conhecer

É muito bom saber sobre os canais disponíveis para buscar os seus direitos.

Publicado por Catarina Vilna
há 3 anos

A todo o momento, estamos comprando algo, seja um produto ou serviço. Porém, às vezes nos deparamos com problemas.

É direito do consumidor reclamar quando houver um problema. Mas, você sabe onde reclamar?

Então continue a leitura!

1. SAC/OUVIDORIA

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou a Ouvidoria, são formas direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas.

Existem várias formas para entrar em contato: telefone, e-mail, via chat por aplicativo, entre outros.

OBS: Sempre é fornecido um número de protocolo. Lembre-se de anotá-lo.

2. ANATEL CONSUMIDOR ( https://apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor/)

A plataforma é ideal para quem não consegue solucionar problemas com as operadoras de telefonia fixa e celular, internet ou TV por assinatura.

É preciso se cadastrar na plataforma, podendo ser feito pelo site ou pelo aplicativo.

OBS: Antes de usar a plataforma, a Anatel recomenda entrar em contato com a central de atendimento da operadora. Por isso, sempre anote o número de protocolo, pois será obrigatório para registrar a reclamação.

3. ANEEL CONSUMIDOR ( https://www.aneel.gov.br/aneel-consumidor)

A plataforma conta com o registro e acompanhamento de Solicitações de Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

Um dos principais serviços oferecidos é o “Entenda sua Conta”, onde o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da sua fatura de energia.

4. BACEN ( https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao)

Muitas pessoas ainda não sabem, que é possível realizar no Bacen reclamações contra bancos e administradoras de consórcio, devido, por exemplo, falhas na prestação de serviços, cobranças indevidas, entre outros problemas.

O procedimento pode ser feito pela internet, através do site "bcb.gov.br", após o esgotamento das medidas administrativas diretamente com os bancos.

5. ANS ( http://www.ans.gov.br/planos-de-saudeeoperadoras-sp-630100786/espaco-do-consumidor/central-de-aten...)

A Agência Nacional de Saúde (ANS) é o órgão que regulamenta o setor de saúde suplementar brasileiro, fiscalizando as atividades das operadoras de saúde e amparando o consumidor diante da violação dos seus direitos.

Por isso, caso seja alvo de uma prática abusiva, o beneficiário pode registrar uma reclamação e exigir que o problema seja investigado e solucionado.

6. PROCON

O Procon é um órgão público que tem como objetivo lutar pela defesa do consumidor no Brasil e dentre as suas várias atividades, busca:

  • Orientar e educar os consumidores;
  • Fiscalização;
  • Receber e processar reclamações.

Você pode registrar a sua reclamação se dirigindo a um posto do Procon na sua região.

7. RECLAME AQUI ( https://www.reclameaqui.com.br/)

É uma plataforma de reclamações contra empresas ou marcas, tanto físicas quanto digitais, sobre atendimento, compras e experiências, tanto para produtos quanto para serviços, independente do segmento da empresa.

No site você pode fazer uma reclamação para uma empresa ou ainda consultar a reputação, dessa forma protegendo-se de possíveis experiências ne gativas ou golpes.

8. CONSUMIDOR.GOV ( https://www.consumidor.gov.br)

É um serviço público que permite o diálogo direto com as empresas, para resolver conflitos de consumo de forma rápida, sem burocracia e online.

Cerca de 80% das reclamações registradas no site são resolvidas, tendo como tempo médio de resposta 7 dias.

Para você fazer uso da plataforma, é necessário se cadastrar e apresentar todos os seus dados.

9. JUDICIÁRIO

Quando você tentou resolver de várias formas de maneira administrativa e nada resolveu, a única solução é processar judicialmente.

Não importa qual canal você irá usar para fazer a sua reclamação, sempre é bom procurar um (a) advogado (a) especialista em Direito do Consumidor para orientação.

Pesquise, avalie e busque seus direitos. Proteja-se consumidor!

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1 Comentário

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Catarina, lamento rebater totalmente o sentido da sua nota, entendendo por tal, os meios que existem para "solucionar os problemas dos consumidores".
É a ideia (para mim, ardilosa) que se pretende instalar no consumidor na atualidade e que, na verdade, está longe da verdade.
A realidade é que dependemos, em muitos casos, da "moralidade" das empresas para REALMENTE achar solução.
Aqueles "canais de comunicação" são um exemplo. As empresas pressionam enquanto não visualizem no seu horizonte uma punição inconveniente.
(Punições fracas como as aplicadas nas operadoras de telefones, continuam sendo excelentes negócios)
O Procon em quase todo o país está atendendo apenas com estagiários que na enorme maioria dos casos não fornece uma orientação útil e acaba recomendando (como você na nota) a procura de um advogado que SEMPRE está atrás de um lucro, obviamente.
E ainda o advogado recebe do cliente e também do derrotado.
Negócio redondo.
E pior ainda na justiça, quando o juiz determina que tantas importunaçoes e aborrecimentos com a empresa na verdade não constituem nenhum dano ou coisa assim, e só quem deve pagar honorários é o consumidor dado que as empresas no geral, possuem serviços legais permanentes.
Ora, vamos parar de ser fingidos.
A realidade atual é que os procons em muitos dos casos apenas servem para pagar salários públicos, prover práticas para estagiários e formar um canal de derivação a advogados.
Não consegui achar em Procon algum ser atendido por profissional idôneo (região Sul) que entendesse do meu problema.
Triste verdade o desamparo e abandono do consumidor continuar lendo