Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

A regularização de bens imóveis como requisito para possibilitar o prosseguimento do inventário

há 6 anos

O direito de propriedade é tratado como garantia fundamental pela CF/88 (art. 5º, XXII), sendo inclusive considerado como direito inviolável (art. 5º, caput), inadmitindo-se qualquer deliberação tendente a aboli-lo (art. 60, § 4º, IV, CF).

Tal é a relevância do direito de propriedade no ordenamento jurídico brasileiro que, para conferir autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos referentes aos serviços de registro de imóveis, foi editada a Lei de Registros Publicos (LRP, 6015/77).

E, sobre o tema em análise, a LRP prevê a obrigatoriedade de promover o registro e a averbação de inúmeras possibilidades de alteração no Registro de Imóveis (arts. 167 e 169, Lei 6015/77), dentre elas, mudanças da edificação, reconstrução, demolição, desmembramento e loteamento de imóveis (art. 167, II, 4).

Quanto ao inventário dos bens deixados por pessoa falecida, o herdeiro que sonegar bens da herança, não os descrevendo no inventário, estará sujeito a penalidades (arts. 1992 e seguintes, CC/02). Ainda, nomeado o inventariante, este deverá, dentre as várias incumbências a ele impostas, apresentar relação completa e individualizada de todos os bens do espólio, descrevendo detalhadamente os imóveis (art. 620, IV, caput e item a, CPC).

Embora a Fazenda Pública possa concordar com o valor atribuído aos bens do espólio, pelo inventariante nas primeiras declarações do processo de inventário, os bens poderão ser avaliados por oficial de justiça ou perito avaliador para fins de cálculo do imposto (arts. 630, ss, CPC).

Pois bem, após essas brevíssimas considerações, cabe mencionar um caso em que foram edificados apartamentos em um terreno, sem a averbação no registro de imóveis, no qual a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça confirmou decisão judicial que concluiu ser indispensável a regularização dos bens imóveis que compõem o acervo do espólio.

A referida decisão foi tratada como uma condição de procedibilidade para possibilitar o prosseguimento do inventário, de modo que a situação irregular dos bens poderia dificultar ou até inviabilizar a avaliação, precificação, divisão e a alienação destes.

Ademais, foi mencionado que o cumprimento das condições legais (a averbação no registro de imóveis) é admitido com naturalidade pela doutrina, como condicionante razoável ao exercício do direito de acesso à justiça.

Enfim, a partir da obrigatoriedade estabelecida pela LRP, conclui-se que a decisão judicial que condiciona a continuidade do processo de inventário à regularização dos bens perante o registro de imóveis é plenamente legítima, não representando qualquer obstáculo ao direito de ação.

Escrito por Gilberto Andreatta Maia, em 23/10/2018.

Leia também sobre: Aquisição da Propriedade Imobiliária por Negócio Jurídico.

Matéria veiculada no site do STJ:

http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Regulariza%C3%A7%C3%A3o-de-bens-im%C3%B3veis-%C3%A9-requisito-para-prosseguimento-do-invent%C3%A1rio

  • Publicações16
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-regularizacao-de-bens-imoveis-como-requisito-para-possibilitar-o-prosseguimento-do-inventario/640796712

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçaano passado

Petição Inicial - TJCE - Ação de Inventário de Direito Possessório sobre Bem Imóvel sem Registro Cartorial - Inventário

Artigoshá 6 anos

O Contrato de Compra e Venda no Código Civil

Artigoshá 8 anos

Nomeação do inventariante e seu papel no processo de inventário

Leandro Proença Meniconi, Advogado
Artigosano passado

Regularização De Imóveis Inventariados

Advocacia Digital, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Autos de Inventário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)